Lynda Chouiten, PhD

Univ. of Boumerdès
chouiten_lynda@yahoo.fr

Lynda Chouiten é professora de literatura no departamento de inglês da Universidade de Boumerdès (Argélia). O seu doutoramento, atribuído em 2013 pela Universidade Nacional da Irlanda, Galway, foi financiado pelo Governo irlandês ao abrigo do seu programa PRTLI (Programa de Investigação em Instituições de Terceiro Nível).
Os interesses de investigação de Chouiten incluem a literatura colonial e pós-colonial, a escrita de viagens, o orientalismo e a literatura feminina. É editora de Commanding Words: Essays on the Discursive Constructions, Manifestations, and Subversions of Authority (Newcastle-Upon-Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2016) e autora de Isabelle Eberhardt and North Africa: A Carnivalesque Mirage (Lanham, MD: Lexington Books, 2015), bem como de vários artigos académicos.
Chouiten é também escritora e poetisa; até à data, publicou dois romances. Le Roman des Pôv’Cheveux (Argel: El Kalima, 2017) esteve na lista curta de dois prestigiados prémios – le Prix Mohammed Dib e L’Escale d’Alger – e Une Valse (Argel: Casbah, 2019) ganhou o Prémio Assia Djebar (le Grand Prix Assia Djebar). A sua primeira coletânea de contos, Des Rêves à leur portée, foi lançada em março de 2022, enquanto a sua primeira coletânea de poesia (J’ai Connu les déserts et autres poèmes) foi publicada em maio de 2023.
Em abril de 2022, Chouiten foi selecionada para uma residência de escrita na Cité Internationale des Arts (Paris), onde passou quatro meses (de 3 de outubro de 2022 a 27 de janeiro de 2023).