Cultural Tourism and Heritage in Northern Portugal
Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2020.
Hardback & Paperback: 279 pages.
ISBN-13: 978-1-5275-5449-8
ISBN-10: 1-5275-5449-X
Editors: Clara Sarmento, Sara Cerqueira Pascoal
Disponível em: Amazon, Amazon.uk, Barnes&Noble, Waterstones.
Introduction
Part I. Cultural Routes on the City’s Walls
Chapter One
Public Space Appropriation: Between Art and Delinquency
António Oliveira
Chapter Two
Paths of Re-Existence in Multiple-Cities: Porto and Bahia Occupying (Other) Colours and Expressions
Elenise Cristina Pires de Andrade
Chapter Three
Urban Art, Heritage and Tourism
Ricardo Campos & Ágata Sequeira
Chapter Four
The Project StreetArtCEI: Routes of Graffiti and Street Art in Porto and Northern Portugal
Clara Sarmento
PART II. Research and Cultural Entrepreneurship
Chapter Five
Intelligent Systems for Personalized Points of Interest and Routes
Joss Santos, Luís Ferreira, Rodrigo Mesquita, Lucas Schwantes de Lima, Luís Conceição, Goreti Marreiros, Constantino Martins, Luiz Faria & Carlos Ramos
Chapter Six
Enhancing Literary Tourism in the North of Portugal: The Project TheRoute and the Branding of Destinations
Sara Pascoal
Chapter Seven
Border Tourism: An Opportunity for the Dry Line Region, Northern Portugal and Galicia
Dália Liberato, Elisa Alén & Pedro Liberato
Part III. New Discoveries by the Portuguese Sea
Chapter Eight
A New Life for the Motorboat “Praia da Costa Nova”
Ana Ferreira & Gustavo Madeira Barros
Chapter Nine
The Moliceiro Boat of Ria de Aveiro: Portuguese Popular Culture as a Tourism Asset
Clara Sarmento
Chapter Ten
The Belinho 1 Shipwreck: A Probable 16th Century Ship Lost at Esposende
Ana Almeida, Filipe Castro, Alexandre Monteiro & Ivone Magalhães
Chapter Eleven
The Route – Santiago De Compostela: Walking The Landscape Towards One’s Own Identity
Augusto Lemos, Daniela Armada, Lígia Rocha, Sérgio Veludo, Sofia Leal & Maria de Fátima Lambert
Bibliography
Contributors
Index
Esta edição está organizada em 3 secções – I. Cultural Routes on the City’s Walls, II. Research and Cultural Entrepreneurship e III. New Discoveries by the Portuguese Sea – e inclui, entre outros, diversos capítulos decorrentes da investigação realizada no âmbito dos projectos StreetArtCEI e The Route – Tourism and Heritage Routes.
Cultural Tourism and Heritage in Northern Portugal oferece-nos a narrativa de uma oportunidade e de um desafio. A oportunidade de desenvolver roteiros de turismo cultural no Norte de Portugal, potenciando e envolvendo as comunidades na proteção do seu património. E o desafio de promover um turismo sustentável, com impacto no crescimento económico, na redução da pobreza, na proteção do ambiente e na preservação da autenticidade da cultura e do património. Este livro surge num momento crucial, dado o crescente interesse pela utilização da literatura, das artes, do artesanato, do património, das tradições, bem como de outros produtos culturais tangíveis e intangíveis, para promover lugares e destinos, salvaguardando sempre a identidade sociocultural desses territórios. A atual tendência para a perspetiva cultural do turismo e respetivas metodologias de investigação têm levado ao desenvolvimento de estratégias de negócios onde a cultura e a criatividade desempenham um papel relevante na criação de marcas competitivas de cidades, regiões e países, com recurso à inovação e à tecnologia para promover a sua imagem a nível internacional.
RECENSÕES CRÍTICAS
Cândida Cadavez (Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril), “Featured Review”, Cambridge Scholars Publishing
ACERVO DE BIBLIOTECAS
Segundo o World Catalogue, este livro está disponível em 117 bibliotecas em todo o mundo (setembro de 2022). LINK