No passado dia 31 de Maio de 2023, teve lugar o lançamento do livro “A arte saiu à rua: A tutela jurídica do graffiti”, coordenado por Raquel Guimarães e Regina Redinha (FDUP), e publicado pela Editora d’Ideias. O lançamento decorreu na Casa Comum – Reitoria da Universidade do Porto. O lançamento contou com uma mesa-redonda onde participaram Fátima Vieira, Jorge Sobrado, Rafi Die Erste, Godmess, Miguel Januário, António Monteiro de Oliveira e Maria Raquel Guimarães, numa conversa aberta sobre esta forma de arte, sua relevância e componente legal.
O livro conta com uma Introdução por António Monteiro de Oliveira, investigador do Centro de Estudos Interculturais (CEI), e capítulos das também investigadoras do CEI Clara Sarmento, “Mas isso não é ilegal: Street art enquanto projeto académico, tópico mediático e bem de consumo” (pp. 273-303) e Luísa Silva, “Sinergias culturais em torno da street art para o progresso social e económico das comunidades” (pp. 363 – 395).
Esta obra pretende dar resposta a algumas indagações da street art em diversos campos do direito, não descurando a sua abordagem sociológica, cultural, criminológica e económica, sendo que, os graffiti são muitas vezes percebidos como um crime/ato ilícito, no entanto, não deixam de ser considerados um enorme e plural movimento artístico a nível global.