
Entre os dias 27 e 29 de janeiro, a investigadora do CEI – Centro de Estudos Interculturais do ISCAP-P.PORTO e bolseira FCT de Doutoramento em em Estudos Culturais: Memória, Identidade e Território , Ana Margarida Silva, participou por convite na reunião “MARGISTAR CA21125 MC6 and Working Group Meetings” da Cost Action MARGISTAR – A European Forum for the Revitalisation of Marginalised Mountain Areas (CA21125), que teve lugar em San Michele all’Adige, Trentino, Itália.
Ana Margarida Silva exerce funções de coordenadora no Working Group 2 – “Knowledge synthesis and co-creation with stakeholders” da MARGISTAR, responsável pelo estudo e avaliação de problemas atuais, alternativas futuras viáveis e soluções para áreas de montanha pós-marginalização. Durante a reunião, a investigadora apresentou o progresso do MARGISTAR Special Issue 1 “Governance pathways for reviving left behind mountainous regions” e das “Self-organized co-creation activities” que analisam problemas, visões e percursos de transformação em zonas montanhosas marginalizadas.

O evento permitiu ainda o desenvolvimento de uma reflexão teórica sobre inter-relações em regiões montanhosas, bem como uma reflexão prática através de uma visita de campo ao Valle di Cembra.
A COST Action MARGISTAR destaca-se pela utilização de uma abordagem multi/inter e transdisciplinar, apoiando assim os esforços da União Europeia em prol de economias e sociedades inclusivas, competitivas e sustentáveis.