O Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, através do seu Centro de Estudos Interculturais e do Mestrado em Intercultural Studies for Business – MISB – acabam de assinar um contrato de parceria com o Google Cultural Institute.
O Google Cultural Institute é uma iniciativa da Google que tem por missão “tornar acessível o património cultural mundial, preservando a arte digital, educando e inspirando gerações futuras”. O Google Cultural Institute integra a plataforma digital Google Arts&Culture, onde se exibem imagens de alta resolução de obras de arte de mais de 40 países, o Projecto World of Wonders, que apresenta recriações em 3 dimensões do património mundial e exposições em parceria com museus e instituições de todo o mundo.
O Google Arts & Culture atualmente apoia mais de 700 instituições culturais de mais de 60 países, 60,000 obras de arte originais digitalizadas em alta resolução, 7 milhões de arquivos, mais de 1000 captações de imagens de Street View e mais de 1100 exposições com a curadoria de especialistas, sob uma experiência conjunta. O Google Arts & Culture tem sido amplamente reconhecido como um importante fator para permitir que as instituições culturais compartilhem o seu património diversificado e desta forma, torná-lo acessível a todos.
O Google Arts&Culture já é parceiro de uma centena de museus, instituições culturais, e arquivos e acrescenta agora às suas parcerias o Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, através do CEI e do MISB.
Alunos e docentes do MISB participarão na construção e curadoria de uma exposição virtual que ficará alojada na plataforma Google Arts& Culture. Através de um projeto pedagógico que tem como objetivo a reflexão sobre o património cultural e a transformação de bens culturais em produtos, esta exposição servirá igualmente para promover e dar a conhecer a importante herança cultural portuguesa.
No ano letivo 2017/2018, o Centro de Estudos Interculturais e o Mestrado em Intercultural Studies for Business contarão com a colaboração do Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso, o único Museu de Escultura ao ar livre em Portugal. O projeto de investigação levado a cabo por alunos e professores irá propor uma viagem virtual pelo acervo excecional deste Museu, tendo por base uma cuidadosa metodologia de investigação que consistirá fundamentalmente em:
- conhecimento e observação do território;
- pesquisa bibliográfica e recolha de materiais (textos, imagens, objetos, guias, obras musicais, audiovisual, etc.);
- primeira leitura rápida de todos os textos e escolha dos critérios a serem aplicados na escolha de imagens e no desenho da narrativa da exposição virtual;
- Seleção das imagens e construção da narrativa multimodal;
- mapa da exposição virtual;
- criação de conectores textuais que constituem a narrativa;
- revisão e teste para verificar a validade do desenho efetuado;
- redação final dos textos e documentos multimodais que formam a base para a exposição virtual.