17 de Abril de 2015 | 16.00 | ISCAP
RESUMO
The focus of this study is to analyse the growing preference to articulate economics with art production and reception, both in a wide and in a specific perspective. The case study of avant- garde little magazines – like Blast or Der Sturm, in Great Britain and in Germany, precisely when their nations were at war, evidences how individuals and society make choices about how scarce resources are used, what products are produced and who gets to consume them. These choices depend on evaluating costs, benefits, risks and effects on others. On the other hand, the same choices are simultaneously cause and effect of a network of belief in society’s rebirth through the union of all artistic means and might.
Nota biográfica
Manuela Veloso é professora adjunta no ISCAP/IPP, onde exerce funções desde 1988, lecionando Tradução Técnica e Literária (Alemão/Inglês – Português) e integrando a direção do Mestrado em Tradução e Interpretação Especializadas. É membro integrado do ILCML (Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa/ FLUP). Licenciou-se em Línguas e Literatura Modernas (Inglês/Alemão) na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 1984. Obteve o grau de Mestre em Língua e Literatura Inglesas, na Universidade do Minho, em 1994, com a dissertação O Vorticismo literário em “Enemy of the Stars” de Wyndham Lewis – Ressonâncias do Absurdo. Doutorou-se em Literatura Comparada na Universidade do Minho, em 2008, com a tese Poéticas Visuais e Textuais nas duas primeiras décadas do século XX. Casos paradigmáticos nas Vanguardas de Expressão Alemã e Inglesa: Wassily Kandinsky e Ezra Pound, Else Lasker-Schüler e Wyndham Lewis. Este trabalho, distinguido, em 2009, com um prémio para publicação pela DGLB (Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas), sai sob o título Poéticas Visuais e Textuais no Expressionismo e no Vorticismo (Porto: Politema, 2010) e incide na questão da dupla-vocação na pintura e na escrita, bem como da confluência da teoria e da criação artísticas num mesmo autor. Em 2000 foi membro cofundador do projecto de divulgação da moderna literatura portuguesa – forçasamadas, em cujos recitais colaborou através da selecção e da produção de textos, bem como da respectiva dramaturgia, com vista à articulação da literatura com as outras artes. Tem publicado diversos artigos em revistas nacionais e estrangeiras, com especial enfoque na abordagem intermedial e intermodal da Identidade no Modernismo Europeu, embrionário de novas possibilidades percetuais na exegese textual e socio-ambiental, tais como desempenho textual, teorias da produção e da receção, de um ponto de vista cinestésico e percetual em interface com uma semiótica global.