Apresentação do projecto ALLMEET: “Actions of lifelong learning addressing multicultural education and tolerance in Russia”, Inês Vieira (Univ. Nova de Lisboa) | 28 de Março de 2014

28 de Março de 2014 | 15.00 | ISCAP

RESUMO

A reestruturação da sociedade russa nas últimas décadas tem contemplado alterações importantes na vida dos seus cidadãos, designadamente aos níveis etnodemográfico e linguístico. Na federação russa, território alargado que engloba regiões mais e menos autónomas muito diversificadas, a aprendizagem é apontada como oportunidade cultural, social e económica, sendo prioritário reforçar as competências educativas numa acção próxima ao ensino superior. Foi nesse sentido que o projecto ALLMEET emergiu, assente no consórcio de dez entidades de investigação e ensino superior (seis russas e quatro europeias) e uma organização educativa e caritativa pública (russa), permitindo a convergência de experiências e conhecimentos em educação intercultural, migração, aprendizagem ao longo da vida e estratégias para a inclusão no mercado de trabalho. Através do diálogo entre as entidades parceiras, a prioridade consiste na partilha de boas práticas, bem como na exploração e no desenvolvimento inovadores ao nível do diálogo intercultural e da gestão da diversidade nos territórios russos. A operacionalização deste projecto passa pelo diagnóstico da situação das cinco regiões envolvidas (Kazan – Tartaristão; Yoshkar-Ola – Mari; Krasnoyarsk – Sibéria; Arkhangelsk – norte Ártico; Moscovo), a construção de materiais de trabalho comuns aos vários parceiros e o desenvolvimento de plataformas de educação intercultural e de planos de aprendizagem ao longo da vida. Este projecto tem financiamento aprovado até 2016, ao abrigo do programa europeu TEMPUS, que visa partilhar boas práticas e promover o desenvolvimento integrado com países vizinhos e parceiros da União Europeia. O projecto é coordenado pela Universidade de Bolonha (Itália) e a equipa de trabalho portuguesa está sediada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Nota biográfica

Inês Vieira é licenciada em educação de infância (2008, ESE-IPP), mestre (2010) e doutoranda em ecologia humana (FCSH-UNL), sendo actualmente bolseira de doutoramento pela FCT. No CesNova (desde 2009) desempenhou funções de secretariado técnico, auxiliou na edição da revista Forum Sociológico e foi bolseira de diferentes projectos. No seu percurso de investigação interessou-se por métodos participativos, educação intercultural, atitudes participativas e pró-ambientais dos jovens, território, mobilidade/migrações e ambiente. Actualmente é a “contact person” do projecto ALLMEET em Portugal, é conferencista em território e redes sociais (FCSH-UNL) e trabalha com a comunidade caboverdiana de Lisboa no âmbito do seu projecto de doutoramento (após capítulo empírico italiano, tendo trabalhado com a comunidade etíope e eritreia em Bolonha) tendo em vista compreender o cruzamento de motivações que levam à emigração de países com escassez de água.

Galeria