Conferência “Entre a Arte e a Devoção: O Contributo de Soror Antónia Baptista”, Carla Avelino (CEI-ISCAP) | 24 de Novembro de 2016

24 de Novembro de 2016 | 14.00 | ISCAP

RESUMO

Soror Antónia Baptista dedica os últimos anos da sua vida a coligir a história da fundação do seu convento, alicerçada nas vidas das suas mais ilustres representantes que a autora propõe como modelos de perfeição religiosa.

Deixa manuscrito o Livro da Fundação do Convento da Esperança de Vila Viçosa (…), exemplar único, através do qual imortaliza a identidade do convento assim como da comunidade feminina que o ergueu e preservou até quando lhe foi permitido.

Trata-se de uma autora praticamente desconhecida (referenciada em escassos artigos científicos), de quem não se conhecem dados biográficos, nem outros escritos. É, no entanto, uma figura de grande interesse, cuja personalidade vai sendo desvelada nas entrelinhas do manuscrito que deixou inédito.

A faceta de cronista da autora coabita com a de poetisa, almejando uma intencionalidade didática, de doutrinação, ao propor modelos de santidade de religiosas que viveram no convento da Esperança de Vila Viçosa, aspirando à plenitude da perfeição religiosa. 

A análise que se impõe propicia a reconstituição de um retrato epocal, com base na compreensão da história local e regional, fornecida pelas frequentes alusões aos hábitos de vida comunitária, práticas devocionais e pelas relações do convento com o exterior.

A filiação do texto de Soror Antónia Baptista a obras coevas permite inseri-lo no filão da escrita conventual feminina direcionada para as obras de “fundação”.

Nota biográfica

Carla Avelino é Prof.ª Adjunta no ISCAP, onde leciona desde 1999 disciplinas relacionadas com o ensino das línguas e culturas francesa e portuguesa. 

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Português/Francês (FLUP- 1998); mestre em Culturas Ibéricas (FLUP-2008); doutorada em Literaturas e Culturas Românicas – Ramo Literatura Portuguesa (FLUP-2015). 

Júri nas provas específicas de Português de acesso e ingresso no Ensino Superior para maiores de 23 anos (desde 2000). Júri nos Regimes de Reingresso e Mudança par Instituição/Curso (desde 2014).

Orientadora de Estágios Pedagógicos.

Membro do CEI-ISCAP (desde 2015).

Colaboradora externa do link PWW (Portuguese Women Writers).

A sua área de interesse centra-se na escrita conventual feminina, tema sobre o qual tem realizado várias conferências e publicações de artigos.


Galeria