17 de Outubro de 2014 | 16.00 | ISCAP
RESUMO
Diferentes estudos têm demonstrado que os jovens estão, actualmente, cada vez mais conectados às redes de comunicação digital. A grande difusão e a maior acessibilidade a diferentes tecnologias digitais tem oferecido aos jovens novos recursos para a produção e consumo diferentes conteúdos digitais. Não podemos, pois, ignorar o poder que, quer estas ferramentas digitais, quer os canais de comunicação e difusão de bens digitais, possuem actualmente para determinadas culturas juvenis. A realidade offline está profundamente entrelaçada com o universo online, sendo que esta interligação parece potenciar o desenvolvimento de determinadas actividades de criação cultural por parte dos jovens, como sejam o registo e representação visual do seu quotidiano através da fotografia e do vídeo. Nesta comunicação procuramos reflectir sobre esta dimensão da vida quotidiano dos jovens, partindo de diversas pesquisas realizadas pelo autor em torno do graffiti, do rap e do activismo juvenil.
Nota biográfica
Ricardo Campos é mestre em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e Doutorado em Antropologia Visual pela Universidade Aberta. É investigador no Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais, da Universidade Aberta (Portugal) e foi bolseiro de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento, com bolsas atribuídas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Ao longo dos anos tem realizado pesquisa em vários centros de investigação, em torno das temáticas das culturas juvenis urbanas, da arte urbana, dos media digitais, da antropologia visual e da cultura visual, tendo diversos capítulos de livros e artigos em revistas nacionais e internacionais sobre estes temas. É autor das obras Introdução à cultura Visual. Abordagens teóricas e metodológicas (Mundos Sociais, 2013), Porque pintamos a cidade? Uma abordagem etnográfica ao graffiti urbano (Fim de Século, 2010) e co-organizador dos livros Uma cidade de Imagens (com Andrea Mubi Brighenti e Luciano Spinelli, Mundos Sociais, 2011) e Popular & Visual Culture: Design, Circulation and Consumption (com Clara Sarmento, Cambridge Scholars Publishing, 2014). É, também, um dos editores da revista internacional Cadernos de Arte & Antropologia, co-fundador e co-coordenador da Rede Luso-Brasileira de pesquisa em Artes e Intervenções Urbanas.