No passado dia 5 de Dezembro, a diretora do Centro de Estudos Interculturais (CEI), Clara Sarmento, apresentou a conferência plenária “Narrativas Visuais e Percursos da Memória na Street Art do Porto e Norte de Portugal” no Colóquio Internacional “The Street and the City – Challenges”, a convite da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, que acolheu o evento entre 5 e 6 de Dezembro.
Das cidades inteligentes às megalópoles, das cidades de passagem às cidades âncora, ou das cidades-fábrica às cidades verdes, das cidades reais às cidades imaginárias, “The Street and the City – Challenges” aborda os desafios que todas elas colocam e enfrentam. A literatura, as artes visuais e o fluxo teórico do pensamento oferecem múltiplas possibilidades para discutir as perspectivas de cidades mais responsáveis e mais justas. Os desafios para uma vida melhor no que diz respeito à sustentabilidade, educação e novas tecnologias, à liberdade e à igualdade e às novas abordagens que as novas cidades nos podem ensinar. As cidades, em todo o mundo, pulsam com desafios infindáveis e infinitas possibilidades. “The Street and the City – Challenges” propõe a análise dos inúmeros desafios que marcam o ritmo das ruas e das cidades do passado, do presente e do futuro.
“Narrativas Visuais e Percursos da Memória na Street Art do Porto e Norte de Portugal” analisa a cidade como um palimpsesto, onde as mudanças políticas, económicas e sociais podem ser lidas nas imagens, símbolos, cores, letras e matérias que revestem as páginas das ruas. Estudar e mapear a street art cria um posicionamento autoconsciente, bem como uma compreensão viva do tecido urbano, onde os artistas de rua constroem as suas próprias redes de ligação, comunicação, movimento e significado, com as suas múltiplas camadas de memória.
Mais informações: thestreetandthecitylx5.wordpress.com