No âmbito da sua participação na COST Action CA21166 Shift “Social Sciences and Humanities for Transformation and Climate Resilience”, Clara Sarmento, diretora do CEI – Centro de Estudos Interculturais, participou no “Memories for a Sustainable Future Lab”, na Universidade NOVA de Lisboa, no dia 21 de junho de 2024, ao abrigo de uma bolsa competitiva coberta pela Ação COST Shift.
Numa era marcada por desafios globais como as alterações climáticas, a desigualdade social e a erosão cultural, é crucial recorrer à sabedoria do passado para navegar nas complexidades do presente e construir um futuro sustentável. Este “Memories for a Sustainable Future Lab” ofereceu uma plataforma para académicos, activistas, líderes comunitários e profissionais trocarem ideias, partilharem experiências e desenvolverem abordagens práticas para resolver estas questões prementes.
O Laboratório “Memories for a Sustainable Future Lab” explorou a intersecção entre o património histórico e a crise climática, promovendo debates e colaborações sobre a forma como a história e as estratégias de envolvimento no âmbito das ciências sociais e humanas podem inspirar acções de transformação. Este laboratório integrou a “Memory for All 4th Conference Memories for Sustainability, Territories and Communities”.
Os principais temas abordados foram:
Memória e Preservação do Património: Explorar o papel da memória na preservação do património cultural e na promoção da sustentabilidade.
Identidades e envolvimento das comunidades: Analisar a forma como as comunidades experienciam e abordam as alterações climáticas
Ativismo e mudança social: Examinar a forma como o ativismo pode conduzir a transformações sociais, ambientais e culturais positivas.
História oral e estratégias de envolvimento: Discutir o poder da história oral e outras estratégias de envolvimento na promoção da sensibilização e da ação.
Abordagens interdisciplinares: Sublinhar a importância da colaboração interdisciplinar na abordagem de desafios complexos.
História Pública: Como a História Ambiental pode ser uma ferramenta de comunicação estratégica na sensibilização e promoção da ação.