Project Presentation “Mapping The Americas: comparison of contemporary cultural productions” | 16 July 2013

16 July 2013 | 16.00 | ISCAP

O Centro de Estudos Interculturais vai acolher a apresentação do projeto “Mapeando as Américas: Produções culturais contemporâneas em comparação”, que abrange as áreas disciplinares da Literatura, Cultura e Tradução.

A apresentação estará a cargo da Professora Doutora Gisele Wolkoff, docente na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil, que de novo nos visitará.

MAPEANDO AS AMÉRICAS… – UMA INTRODUÇÃO

O que é a América senão Américas? E como se constituem e se representam as Américas na pós-modernidade, no que elas têm de literariamente pós-colonial e pós-moderno? Tendo estas perguntas por base, o Projeto Mapeando As Américas: produções culturais contemporâneas em comparação pretende reunir criticamente e em tradução autores dos três grandes gêneros literários (épico, lírico e dramático) e propor reescrituras tanto das noções de gêneros, quanto dos textos críticos e temáticas abordadas nos discursos e a partir deles recolhidos. Reinstaurar noções de identidade(s) e vozes. Repensar deslocamentos humanos, (i)migrações, culturais (tipos de narrativas, e traduções) e geográficos (nos mundos imaginários e reais), inclusive, de maneira metalinguística, ao relocar a(s) cultura(s) do(s) outro(s) à geografia paranaense, em diálogo com outras vozes e lugares, deste modo, propiciando um desenvolvimento regional também. Ao introduzir este Projeto desenvolvido por uma equipe com membros de diversas universidades brasileiras, esta conversa pretende apresentar as etapas iniciais em andamento, bem como apontar a possibilidades de cooperação entre a UTFPR (sede da coordenação do projeto) e o ISCAP.

Gisele Wolkoff é professora na UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e coordena o Projeto Mapeando as Américas: produções culturais contemporâneas em comparação, financiado pela Fundação Araucária.

Todos os alunos, docentes e investigadores interessados em avaliar as oportunidades oferecidas pela participação neste projeto são muito bem-vindos.