Agregada em Estudos Culturais, Universidade de Aveiro.
Doutorada em Cultura Portuguesa, Mestre em Estudos Anglo-Americanos e Licenciada em Estudos Portugueses-Ingleses, Universidade do Porto.
Visiting scholar, Departamento de Inglês, Brown University, USA.
Docente, orientadora e arguente de mestrado e doutoramento em Portugal, Espanha, França, Itália, Brasil e Argélia.
Membro das COST actions CA18126 “Writing Urban Places. New Narratives of the European City”, CA20105 “SlowMemo – Slow Memory: Transformative Practices for Times of Uneven and Accelerating Change” e CA21166 “ShiFT, Social Sciences and Humanities for Transformation and Climate Resilience”.
COST Action Independent External Expert e Rapporteur.
Membro da “Community of Practice (CoP) on Science and Art in Education” (Comissão Europeia) e do projeto “Cultural Studies: A Global History” (Bard College, University of Birmingham e Auburn University).
Membro fundador da Rede Nacional em Estudos Culturais e da ECREA Women’s Network.
Conselheira Editorial em Antropologia e Guest-Editor, Cambridge Scholars Publishing (CSP), UK, e Medwin Publishers.
Fundadora e diretora, E.REI – E.Revista de Estudos Interculturais (SCOPUS).
Professora coordenadora com Agregação, ISCAP-Politécnico do Porto (P.PORTO).
Fundadora, diretora e investigadora do CEI – Centro de Estudos Interculturais, ISCAP-P.PORTO.
Fundadora e diretora do Mestrado em Intercultural Studies for Business, ISCAP-P.PORTO.
Dois mandatos como diretora do Mestrado em Tradução e Interpretação Especializadas, ISCAP-P.PORTO.
Membro do Conselho Consultivo do ISCAP-P.PORTO e da Porto Executive Academy.
Gestão de projetos de investigação: EnDent (2015-1-LV01-KA203-013401), Augmented Assessment (621517-EPP-1-2020-1-EL-EPPKA3-IPI-SOC-IN), ENDING (2020-1-ES01-KA201-082232), TheRoute (SAICT-POL/23447/2016), StreetArtCEI, Street Art Against Covid, SciArt (2022-1-CY01-KA220-SCH-000086608).
Áreas de investigação e ensino: Estudos Culturais e Interculturais; Estudos Feministas e de Género; Estudos Coloniais e Pós-Coloniais; Cultura e Literatura Portuguesa e Anglo-Americana; Etnografia; Tradução Literária; Metodologias de Investigação; Cultura Aplicada aos Negócios, Turismo e Desenvolvimento; Comunicação Intercultural; Graffiti e Street Art.
Distinções: ‘American Club of Lisbon Award for Academic Merit’; Prémio CES para Jovens Cientistas Sociais, U.COIMBRA; bolsa PRODEP III (CE); ‘Meet our Authors Campaign’, ‘best-selling title on study of poetry’ e ‘book of the month-Social Sciences’, CSP, UK; 7 prémios PAPRE (P.PORTO) para publicações em revistas de elevada qualidade; Gardners’ (UK) ‘Author of the Month’, março 2020; Prémio Santander UNICOVID; Bolsa Santander Boas Práticas em Educação Digital; júri das ‘Sete Maravilhas da Cultura Popular Portuguesa’; ‘International Impact Book Awards’, março 2022; BookFest Fall 2022 Awards, 3º lugar em ‘Business-Entrepreneurship’; Espaço T Prémio Interculturalidade 2022 – Educação; finalista Next Generation Indie Book Awards – Business, 2023; Galardão de Mérito AMEEA – Educação, 2023.
Livros e artigos incluem, entre outros: Eastwards/Westwards: Which Direction for Gender Studies in the 21st century? (2007); Cultura Popular Portuguesa: Práticas, discursos e representações (2008); Women in the Portuguese Colonial Empire: The Theatre of Shadows (2008); From Here to Diversity: Globalizaton and Intercultural Dialogues (2010); “Interculturalism, Multiculturalism and Intercultural Studies”, Intercultural Pragmatics (2014, >80 citações); Popular and Visual Culture: Design, Circulation and Consumption (2014); Estudos Interculturais Aplicados (2015); “Intercultural Polyphonies against the Death of Multiculturalism”, Intercultural Competence (ed. Dervin & Gross, 2016); The Imagery of Writing in the Early Works of Paul Auster (2017); Cultura & Negócios (2018); Cultural Tourism and Heritage in Northern Portugal (2020); “Methodological Proposals and Critical Responses for the Study of Graffiti and Street Art” (2º artigo mais lido, SAUC Journal, 2020); “Tourism as Intercultural Business”, European Journal of Sustainable Development (2020); Concepts and Dialogues across Shifting Spaces in Intercultural Business (2022); “Mapping Digital Routes of Graffiti and Street Art”, 49 Methods and Assignments for Writing Urban Places (COST, ed. Havik et al, 2023).