Ana Margarida Silva é licenciada em Línguas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Foi distinguida com o Prémio Feijó, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em 2017, bem como com o Prémio 3% Melhores Alunos, no ano letivo 2017/2018, e com o Prémio de Mérito dos Top 5% estudantes, no ano letivo 2018/2019 da Universidade de Coimbra.
Em 2021, concluiu o Mestrado em Estudos Interculturais para Negócios. Foi premiada como a Melhor Aluna do Mestrado, no ano letivo de 2020/2021 do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) – Instituto Politécnico do Porto (P.Porto). O seu estágio curricular de mestrado foi desenvolvido na Associação para o Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha (ADIRAM).
Atualmente é investigadora do Centro de Estudos Interculturais (CEI, ISCAP-P. PORTO) e estudante no Programa de Doutoramento em Estudios Culturales: Memoria, Identidad, Territorio y Lenguaje, na Universidade de Santiago de Compostela, com a dissertação intitulada “A Identidade e a Memória do Território Cultural da Serra da Estrela”, tendo obtido o financiamento de uma Bolsa de Investigação para Doutoramento da FCT: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
É formadora da PEA – Porto Executive Academy e membro das Cost Actions, CA21125 – A European forum for revitalisation of marginalised mountain areas (MARGISTAR), CA21166 – Social Sciences and Humanities for Transformation and Climate Resilience (SHiFT) e CA20105 – Slow Memory: Transformative Practices for Times of Uneven and Accelerating Change (SlowMemo). É coordenadora do subgrupo do Working Group 2 – “Knowledge synthesis and co-creation with stakeholders” da COST Action MARGISTAR e integra o Young Researchers Council da COST Action SHiFT, enquanto “member facilitator and member contact point” da Comissão.