Professora Auxiliar e Doutorada em Direito (2013), mestre em Ciências Histórico-Jurídicas (2003) e licenciada em Direito (1998), pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Docente do Grupo de Ciências Histórico-Jurídicas na mesma Faculdade desde Dezembro de 1998.
Investigadora do IURIS – Instituto de Investigação Interdisciplinar, Colaboradora do CEI – Centro de Estudos Interdisciplinares (ISCAP-Porto) e IELT – Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (NOVA FCSH).
Áreas de investigação: Perfil jurídico da escravidão no Direito português, História do Direito do Trabalho em Portugal e nos territórios sob administração portuguesa, Trabalho compulsório colonial, Metodologia da Investigação, Segunda Escolástica, Guerra justa e Restauração portuguesa.
Tem apresentado comunicações e participado na organização de vários eventos científicos nacionais e internacionais, tal como palestras em eventos de natureza pedagógica e de divulgação.
Publicou diversos artigos e comunicações, designadamente sobre o estatuto jurídico da escravidão e as origens do Direito do Trabalho, bem como a sua tese de doutoramento Pessoa e Trabalho no Direito Português (1750-1878): escravo, liberto e serviçal e, mais recentemente, História do Direito do Trabalho I – Um Direito em construção.
Integra a comissão editorial da IP – Interpretatio Prudentium – Direito Romano e Tradição Romanista em revista, e o conselho científico da RIDT – Revista Internacional de Direito do Trabalho.