Susana de Noronha, PhD

CES - Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra
susananoronha@ces.uc.pt

SUSANA DE NORONHA é antropóloga, doutorada em sociologia e investigadora do (CES) Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra – núcleo de investigação NECES. Foi distinguida com o “Prémio CES Para Jovens Cientistas Sociais de Língua Portuguesa 2007” e com o “Prémio Bernardino Machado 2003” para a/o melhor aluna/o da licenciatura de Antropologia da Universidade de Coimbra. É autora dos livros – A Tinta, a Mariposa e a Metástase: a arte como experiência, conhecimento e acção sobre o cancro de mama (2009, Afrontamento); Objetos Feitos de Cancro: mulheres, cultura material e doença nas estórias da arte (2015, Almedina); Cancro Sobre Papel: Estórias de oito mulheres Portuguesas entre palavra falada, arte e ciência escrita (2019, Almedina).

TRABALHO CRIATIVO: faz ilustração científica criativa: pintura/desenho etnográfico criativo e fotografia amadora. Na sua terceira monografia, da teoria à prática, misturando ciência social e artes plásticas e visuais, a investigadora fez oito projetos criativos em desenho, pintura e fotografia, dando forma às estórias de cancro de mulheres do seu círculo relacional, usando a imaginação e a metáfora para reinventar a ilustração científica e o desenho etnográfico. Enquanto fazedora de textos, é também letrista, com trabalho publicado em três álbuns, um EP e quatro coletâneas de música portuguesa: 09 Roads (in press); À Sombra de Deus Vol. IV (2012, Braga 2012); Lock Full Version (2010, Cobra Discos); 3Pistas Vol.2 (2009, Antena3 & Edições Valentim de Carvalho/Iplay); EP Lock (2009, Optimus Discos); Novos Talentos FNAC 2009 (2009, Fnac Portugal); Undergod/Underdog (2009, Poison Tree Records, Los Angeles); Acorda! Primeira Compilação de Nova Música Portuguesa em mp3 (2006, Antena3 & Cobra Discos).

INTERESSES DE INVESTIGAÇÃO: Narrativas artísticas de resistentes oncológicas/os nas artes plásticas e visuais; doença, resistência e ativismo; Arte narrativa, política e ativista; a cultura visual e material do cancro/doença: das tecnologias imagiológicas e objetos terapêuticos aos materiais protésicos e materialidades descartáveis; amputação e (in)capacidade; interações entre arte(s) e biomedicina; Corpo(s), conhecimento incorporado, emoções e afetos; Autoetnografia; (Re)misturas de conhecimentos: ciência social, arte e metodologias criativas/alternativas (escrita criativa e ilustração científica criativa para investigação em ciência social: reinvenções criativas, metafóricas e não-figurativas da pintura, fotografia e desenho de cariz etnográfico); ontologias e epistemologias híbridas/alternativas: “a terceira metade das coisas e do conhecimento” (Noronha, 2015).