O projeto Erasmus+ ENDING – ICT & Early School Leaving. Developing a New Methodology to Empower Children in Digital WellbeIng and Critical ThiNkinG (2020-1-ES01-KA201-082232), no qual o Centro de Estudos Interculturais (CEI) do ISCAP-P. PORTO participou, num consórcio que inclui também a Fundación Mapfre (Espanha), Ministerio del Interior (Espanha), Stiftung Digitale Chancen (Alemanha) e Asociación para el fomento del uso saludable de las TIC (Espanha), foi distinguido como boa prática a divulgar na European School Education Platform da Comissão Europeia:
O projeto ENDING capacita as crianças para o bem-estar digital e o pensamento crítico, utilizando estratégias de aprendizagem entre pares para promover a utilização positiva das TIC e reduzir o abandono escolar precoce. O projeto ENDING visava promover a boa utilização das TIC e identificar fontes de informação relevantes e adequadas à idade dos alunos e dos seus professores. Também se centrou no incentivo às relações positivas entre pares, ao pensamento crítico, à consciencialização dos riscos existentes e ao respeito pelos outros. As cinco áreas concretas abrangidas pelo projeto foram: a) abuso das TIC, saúde e bem-estar; b) ciberbullying e segurança; c) utilização indevida das TIC; d) desinformação e pensamento crítico; e) Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança.
O projeto desenvolveu uma série de publicações para diferentes públicos: educadores, famílias e estudantes. Estes três guias explicam os riscos que os adolescentes enfrentam quando utilizam as TIC, como identificar questões relacionadas com a má utilização das TIC e as soluções propostas. As publicações estão disponíveis em inglês, espanhol e português. Mais de 250 estudantes participaram nos workshops do projeto em Espanha e Portugal, enquanto os vários eventos multiplicadores envolveram mais de 300 participantes no total.