Publicações

Do Texto ao Contexto – Novas Propostas Pedagógicas para a Tradução Técnica, em Quatro Línguas

Do Texto ao Contexto – Novas Propostas Pedagógicas para a Tradução Técnica, em Quatro Línguas

Porto: Centro de Estudos Interculturais, ISCAP-P.PORTO, 2020.

Coordenação: Laura Tallone

E-Book: 118 páginas

ISBN: 978-989-97851-7-5

Conteúdos

Em Do Texto ao Contexto – Novos Contributos Pedagógicos para a Tradução Técnica, as autoras elaboram um testemunho das suas práticas pedagógicas, fruto da sua experiência enquanto docentes de tradução no ISCAP – P.PORTO. Com doze textos em quatro línguas (inglês, francês, alemão e espanhol), seguidos de propostas de possíveis abordagens a realizar na sala de aula, o volume demonstra a multiplicidade de caminhos disponíveis para atingir os objetivos pedagógicos do ensino da tradução a nível superior. Enquadrado no âmbito de investigação do CEI – Centro de Estudos Interculturais do ISCAP – PORTO, este livro dá continuidade e completa as propostas enunciadas em Do Signo ao Texto (2016), também publicado sob a chancela deste centro de investigação.

 

INTRODUÇÃO

INGLÊS
As diversas fases na abordagem dos ICE
Laura Tallone e Sandra Ribeiro

FRANCÊS
As referências culturais na descodificação da mensagem
Isabelle Tulekian

ALEMÃO
A tradução como processo de negociação cultural
Micaela Moura

ESPANHOL
As intervenções possíveis do(a) tradutor(a)
Laura Tallone

REFERÊNCIAS

ANEXO

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

NOTAS BIOGRÁFICAS