A empregabilidade dos jovens universitários através da inteligência emocional e das competências digitais
Palavras-chave:
Empregabilidade, diplomados universitários, inteligência emocional, competências digitaisResumo
A economia espanhola regista uma taxa de desemprego de cerca de 40% entre as pessoas com menos de 29 anos com formação superior, facto que levou a que se investigasse que outros elementos são necessários para que este grupo encontre emprego. Este estudo analisa a inteligência emocional e as competências digitais que os jovens possuem em relação à sua perceção de empregabilidade. Para a sua análise, foi distribuído um questionário a 111 jovens, que inclui a Escala de Perceção de Empregabilidade dos Estudantes Universitários, a Escala de Traços de Conhecimento Meta-Emocional (TMMS-24) e o modelo europeu de competências digitais. Em termos de resultados, verificou-se que a inteligência emocional é mais relevante em relação à perceção de empregabilidade, especialmente na dimensão de clareza e reparação. As competências digitais obtiveram uma relação significativa, mas ligeira, com a empregabilidade percebida. Estes resultados conduzem às seguintes conclusões e implicações pedagógicas para as universidades.