Bem-Vindo ao GAIE

O Gabinete de Apoio à Inovação em Educação (GAIE) tem como missão promover uma estratégia conciliação das necessidades pedagógicas inerentes ao ensino superior com a eficiente introdução, gestão e utilização da tecnologia ao serviço da educação.

Destaques

Collaborative Learning Environments and AI

12-12-2024

No próximo dia 15 de janeiro de 2025 realiza-se a ação de formação sobre “Collaborative Learning Environments and the Utilization of AI”, com o objetivo de partilhar diferentes perspetivas e estratégias pedagógicas, incluindo a utilização da IA no contexto educativo.

Criação e gestão de testes de avaliação no Moodle

15-11-2024

No próximo dia 11 de dezembro realiza-se a ação de formação sobre “Criação e gestão de teste de avaliação no Moodle”, onde serão abordados aspetos como a criação e montagem de testes no Moodle, bem como a criação e gestão de banco de questões com apoio da IA.

Socrative

28-10-2024

Realiza-se no próximo dia 13 de novembro a ação de formação sobre “Socrative”, uma aplicação de apoio à aprendizagem que pode ser usada em sala de aula para receber feedback em tempo real sobre as aprendizagens dos estudantes.

Construir apresentações com o apoio da IA

01-10-2024

Realiza-se no próximo dia 23 de outubro a ação de formação “Construir apresentações com o apoio da IA”, abordando estratégias de construção de apresentações recorrendo a ferramentas de Inteligência Artificial.

Calendário de Formação 24/25

27-09-2024

Já se encontra disponível para consulta o calendário de formações organizadas pelo GAIE para o 1.º semestre do corrente ano letivo 2024/25. As formações serão maioritariamente online para que um maior número de interessados possa participar.

Criar e Gerir Inquéritos com LimeSurvey

14-05-2024

No próximo dia 05 de junho realiza-se a ação de formação Criar e Gerir Inquéritos com LimeSurvey, com o objetivo dotar os formandos dos conhecimentos necessários à construção de um inquérito eletrónico através do LimeSurvey.

Student engagement in HE

03-05-2024

No próximo dia 29 de maio terá lugar a ação de formação “An overview of student engagement in higher education”, que irá abordar a questão do envolvimento dos estudantes nas instituições de ensino superior de forma transversal.

Navigating Ethical Quandaries in Academia: A Multifaceted Exploration

22-04-2024

Mário Grande-de-Prado, professor de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de León, conduzirá a palestra sobre integridade académica no CNaPPES.24 no dia 9 de julho.

A formação pedagógica dos docentes do ensino superior

16-04-2024

Patrícia Rosado Pinto, ex-Pró-Reitora da Universidade Nova de Lisboa e Coordenadora da “NOVA Forma” será um dos keynote speakers do CNaPPES.24, que se realizará entre os dias 8 e 9 de julho no ISCAP/P.PORTO.

Kahoot

14-03-2024

No próximo dia 17 de abril terá lugar a ação de formação “A utilização do Kahoot como plataforma de envolvimento e motivação no processo de aprendizagem” com o objetivo perceber as funcionalidades desta ferramenta.

CNaPPES.24

07-03-2024

Está aberta a Chamada de Trabalhos para o CNaPPES.24, que este ano é organizado pelo ISCAP. Este evento nacional junta instituições de ensino superior públicas e privadas, de todos os pontos de país, para mostrar o que de melhor se faz em termos de práticas pedagógicas.

Moodle 3Q – Quizzes…

27-02-2024

No próximo dia 13 de março realiza-se a ação de formação “Moodle 3Q – Quizzes, Questionários e… Questões?…”, que abordará o tema dos testes através do Moodle.

Conferência da CS/11

16-02-2024

A Prof.ª Dr.ª Paula Peres será oradora na Conferência Anual da CS/11, que terá como tema “Inovação Pedagógica e Transição Digital”. Em reflexão estarão os fatores críticos de sucesso no processo pedagógico de aprendizagem quando se usam as ferramentas digitais.

Formação Pedagógica 23/24

06-02-2024

O plano de formação pedagógica para o segundo semestre já se encontra disponível para consulta. As formações serão ministradas maioritariamente online por forma a que um maior número de interessados possa participar.

H5P beyond the basics

24-01-2024

No próximo dia 07 de fevereiro, o GAIE leva a cabo a formação “H5P beyond the basics”, perceber as funcionalidades do H5P, do vídeo interativo e da reutilização de conteúdos.

Moodle: Como criar aulas online com a ferramenta “Lição”

03-01-2024

No próximo dia 17 de janeiro, o GAIE leva a cabo a formação “Moodle: Como criar aulas online com a ferramenta Lição”, tendo como objetivo mostrar o processo de criação de uma aula ou atividade com esta ferramenta.

A importância do mentoring nas novas abordagens pedagógicas

30-11-2023

No próximo dia 13 de dezembro decorrerá a formação “A importância do mentoring nas novas abordagens pedagógicas”, tendo como objetivo conhecer as principais características do mentoring e formas de o implementar

Flipped Classroom – como pôr em prática?

02-11-2023

No próximo dia 15 de novembro decorrerá a formação “Flipped Classroom – como pôr em prática?”, abordando os conhecimentos e estratégias que permitem pôr em prática o flipped classroom.

Acesso ao Moodle 23/24 e Unidades Curriculares

30-10-2023

O GAIE produziu um novo vídeo tutorial para ajudar os estudantes do ISCAP a aceder à plataforma Moodle e a encontrarem as Unidades Curriculares em que estão inscritos.

Conceção de videoaulas com Power Point

12-10-2023

No próximo dia 20 de outubro realiza-se uma ação de formação organizada pelo GAIE, subordinado ao tema das videoaulas com recurso à ferramenta Power Point. A formação decorrerá em formato online.

Avaliação de pares com Moodle Workshop

06-10-2023

No próximo dia 25 de outubro realiza-se uma nova ação de formação organizada pelo GAIE, desta vez ligada ao tema da avaliação de pares com recurso à ferramenta Moodle Workshop. A formação, em formato online, terá como formadora a Prof.ª Dra. Luciana Oliveira.

Diversificando os materiais pedagógicos com o H5P: da teoria à conceção

05-09-2023

No dia 10 de outubro, incluída no programa das Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico, o GAIE leva a cabo a ação de formação “Diversificando os materiais pedagógicos com o H5P”, destinado a docentes do ensino superior.

Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico

05-09-2023

Estão abertas as inscrições para a 9.ª edição das Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico, que decorrem online entre 9 e 20 de outubro. A organização desta edição ficou a cargo das Universidades do Minho e Aveiro.

Moodle 4 – (Re)organizar conteúdos numa UC

22-06-2023

No dia 05 de julho realiza-se a ação de formação “Moodle 4 – (Re)organizar conteúdos numa UC”, em formato online, onde serão apresentadas várias estratégias para melhor reorganizar as UCs.

Evento Nova Academia do projeto ACADIGIA

22-06-2023

Realizou-se no passado dia 14 de junho, no ISCAP, o multiplier event do projeto ACADIGIA, onde vários docentes do ISCAP apresentaram alguns dos resultados do projeto.

Formação: Moodle 4 – O que mudou?

12-06-2023

No dia 28 de junho realiza-se a ação de formação “Moodle 4 – O que mudou?”, em formato online, onde serão apresentadas as principais alterações desta nova versão do Moodle.

Formação: Transformação Digital na Educação

12-06-2023

No próximo dia 21 de junho realiza-se a ação de formação “Transformação Digital na Educação” (online), onde serão abordados diferentes aspetos da transformação digital no setor educativo.

Formação Vídeo-aulas

24-04-2023

No dia 17 de maio realiza-se a ação de formação “Como criar videoaulas como o PowerPoint”, onde os formandos irão explorar esta ferramenta para a criação das suas vídeo-aulas.

Formação LimeSurvey

04-04-2023

No próximo dia 03 de maio realiza-se a ação de formação “Como construir inquéritos com LimeSurvey” (online), com o objetivo de apoiar a criação de inquéritos eletrónicos nesta plataforma.

Formação GAIE

08-02-2023

Neste segundo semestre o GAIE disponibiliza aos docentes e aos estudantes várias oportunidades de formação gratuitas no âmbito das tecnologias educativas.

Formação

04-04-2023

No próximo dia 19 de abril de 2023, realizar-se-á, online pelas 14h30, um workshop subordinado ao tema “Concepção e estruturação de uma Unidade Curricular num curso conferente de grau“.