Application of Generative AI in assessment of students’ written manuscripts

No próximo dia 26 de fevereiro realiza-se a ação de formação “Application of Generative Artificial Intelligence (AI) in assessment of students’ written manuscripts for generating pre-submission formative feedback as part of an adaptive education system”. A formação, em formato online, destina-se aos Docentes do ISCAP e tem como objetivo a partilha dos resultados de um projeto destinado à avaliação de trabalhos escritos de estudantes do ensino superior com recurso à IA (ChatGPT), por forma a gerar feedback formativo significativo.

Sinopse

A avaliação desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de sistemas de educação adaptativa, independentemente da idade ou demografia dos alunos. Após o lançamento do ChatGPT da OpenAI no início de 2023, investigadores do Computational Intelligence Research Centre (Nottingham Trent University) iniciaram um estudo de viabilidade para explorar o potencial do ChatGPT na avaliação de trabalhos escritos de estudantes, como parte de um projeto mais amplo para criar um sistema de educação adaptativa baseado em IA. A pesquisa envolveu sessões interativas nas quais scripts de alunos anonimizados, acompanhados de instruções detalhadas, foram submetidos ao ChatGPT (versão 3.5 turbo). Manuscritos e fichas de avaliação de três módulos diferentes foram selecionados para análise. Embora os resultados iniciais tenham sido inconclusivos, esforços subsequentes de treino e ajuste fino do modelo demonstraram que o sistema poderia prever efetivamente as notas atribuídas por avaliadores humanos e gerar feedback formativo significativo. O sucesso do estudo, aliado à decisão de evitar a partilha do trabalho dos alunos em plataformas públicas (como os servidores do ChatGPT), levou ao desenvolvimento de um novo projeto. Essa iniciativa concentrou-se na automação do processo num servidor interno. Uma aplicação dedicada foi projetada e implementada, utilizando cinco Large Language Models (LLMs) menores, implantados num servidor privado, possibilitando a continuação desta pesquisa. Esta apresentação tem como objetivo partilhar os resultados do projeto e as lições aprendidas ao longo da investigação, incluindo insights do estudo de viabilidade e do subsequente desenvolvimento do sistema interno.

Data: 26-02-2025 (quarta-feira) 

Local: Online/Zoom

Idioma da formação: Inglês

Formador: Farhad Fassihi Tash (Nottingham Trent University/Reino Unido)

Nota biográfica

Farhad Fassihi Tash é Professor no Departamento de Ciência da Computação da Nottingham Trent University (NTU) e o líder académico de um projeto focado no desenvolvimento de soluções inovadoras para a educação. Com uma vasta experiência que abrange a academia e a indústria, o Dr. Fassihi atua como Presidente do Conselho de Sistemas do IEEE UK & Ireland e é um defensor apaixonado da Inovação Sistemática. Ele estabeleceu o Grupo de Interesse Especial em Inovação Sistemática (SISIG) do IEEE para promover essa abordagem. Os interesses de investigação do Dr. Fassihi concentram-se na ética e segurança da IA e na aplicação da IA, particularmente IA Generativa, no setor educativo. Ele é um Avaliador Líder autorizado e certificado do framework IEEE CertifAIEd para avaliação das credenciais éticas de soluções de IA. Em 2023, ele contribuiu como membro do painel internacional de especialistas responsável por revisar o framework para alinhá-lo às últimas inovações da área. Em 2024, Farhad, em colaboração com um grupo de especialistas internacionais em IA, fundou a Comunidade de Prática (COP) de Ética Universal, uma iniciativa independente dedicada ao desenvolvimento de um framework de avaliação de segurança para soluções de IA. Além disso, ele tem trabalhado com colegas da NTU na criação de soluções baseadas em IA para avaliar trabalhos escritos de estudantes, contribuindo para o desenvolvimento de um sistema educacional adaptativo impulsionado por IA.