MICROECONOMIA
Microeconomia II
[preenchimento]

Logo_AS.gif--= António Saraiva =--

  
Escreva nos espaços em branco as palavras adequadas. Clique em "Verificar" para verificar as respostas. Use o botão "Pista" para ver uma letra da resposta se tiver dúvidas. Também pode clicar no botão "[?]" para ver uma pista. Nota: perderá pontos de cada vez que pedir uma letra ou pista!
A função de produção estabelece a relação entre as quantidades dos utilizados e o nível de produção com elas obtenível: x = f(L,K).

: linhas que são o lugar geométrico de pontos cujas coordenadas representam as quantidades dos dois factores que permitem obter um certo volume de produção.

Lei dos rendimentos marginais decrescentes: a partir de determinado nível de utilização do factor , a produtividade deste factor cresce numa proporção à do crescimento do próprio factor,

No estágio da produção, a produtividade média é crescente. O produtor não tem interesse em situar-se neste estágio onde estaria a desperdiçar factor , pois poderia aumentar simultaneamente a produtividade média e total do factor variável com a mesma quantidade de factor fixo.
No estágio da produção a produtividade marginal é negativa, i.e., a produtividade total é decrescente, o que se traduz num desperdício de factor , pelo que o produtor não terá interesse em nele operar.
É, pois, no estágio da produção que o produtor terá interesse em operar de modo a evitar incorrer em desperdício de factores. Neste estágio a produtividade total é , mas a produtividade média encontra-se já numa fase decrescente.

A elasticidade produto de um factor informa sobre a variação percentual no volume de induzida, cæteris paribus, por uma variação percentual unitária na quantidade utilizada do .

Taxa Marginal de Substituição Técnica de K por L (TMST): máxima quantidade de capital, K, que o produtor pode dispensar, se decidir empregar uma unidade adicional de trabalho, L, e pretender o nível de produção.

Custo : acréscimo do (variável) total induzido pela produção de uma quantidade adicional unitária (infinitesimal).

O mínimo de exploração verifica-se quando é mínimo o e, dada a relação CVM = pfactor/PMfactor, está em correspondência com o técnico, onde a PMfactor é .

Uma linha de é o lugar geométrico das combinações de factores que implicam o mesmo custo, dados os preços dos factores.

Curva de expansão de longo prazo: lugar geométrico das combinações de factores para cada volume de produção, dados os dos factores.

O excedente do produtor e o diferem exactamente no montante equivalente aos custos fixos.

O lucro é maximizado quando se produz uma quantidade tal que, se a partir desse nível for produzida uma unidade adicional, o acréscimo do induzido será exactamente equivalente ao acréscimo de resultante da venda dessa unidade adicional.

Um produtor detém poder de mercado se conseguir vender o seu produto a um preço ao custo .

As empresas em não detêm qualquer poder de mercado, na medida em que o custo deve igualar o preço, por forma a verificar-se a maximização do . Assim, o índice de apresenta-se nulo.