Eficiência Relativa das Universidades Públicas Portuguesas: Uma Abordagem Não Paramétrica
Palavras-chave:
Eficiência, Universidades Públicas, Data Envelopment Analysis (DEA), PortugalResumo
Neste trabalho procura-se avaliar a eficiência relativa das universidades públicas portuguesas através da utilização do método Data Envelopment Analysis, utilizando o modelo proposto por Banker et al. (1984). Os inputs utilizados para esse efeito são o número de trabalhadores por aluno e os gastos por aluno, enquanto os outputs são o número de diplomados e o número de teses de doutoramento concluídas. Concluiu-se que, em média, as universidades
públicas portuguesas poderiam reduzir os seus custos em 18,8%, sem comprometer o seu desempenho. Por outro lado, poderiam produzir 44,6% mais diplomados e teses de doutoramento com os mesmos recursos. Esta
poupança de recursos poderia ser utilizada para melhorar a qualidade do ensino e da investigação. Finalmente, os fracos resultados obtidos em termos de outputs reforçam a necessidade de melhorar a gestão dos recursos, através de uma maior cooperação entre as universidades ou através de uma reforma dos currículos académicos.
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