Edições Anteriores

  • Coimbra Business Review - Número 2

    Nota Editorial

    É com grande satisfação que apresentamos este número da Coimbra Business Review, dedicado ao tema da gestão de pessoa e com o propósito de divulgar e mostrar algum do trabalho de investigação realizado no âmbito do mestrado em Gestão de Recursos Humanos da Coimbra Business School | ISCAC.
    O mestrado em Gestão de Recursos Humanos procura oferecer formação que desenvolva e aprofunde os conhecimentos de gestão de pessoas e do comportamento organizacional. Esta formação tanto prepara os seus estudantes para exercer funções técnicas na área da gestão de pessoas, como para exercer quaisquer outras funções com uma maior sensibilidade para a importância das pessoas, valorizando e potenciando o seu contributo. Os conteúdos lecionados proporcionam uma compreensão transversal do contexto da gestão de pessoas, promovendo pensamento estratégico, fornecendo instrumentos teórico-científicos de análise e reflexão e desenvolvendo competências técnicas específicas das várias áreas de acção operacional.
    Os textos que compõem esta revista resultam de dissertações de mestrado. Não representam a diversidade dos trabalhos realizados pelos estudantes do mestrado em Gestão de Recursos Humanos, resultando a sua escolha essencialmente do momento em que ocorre esta publicação. Verifica-se uma amplitude de temas focados. Estudam-se outputs desejados e indesejados da vida organizacional: felicidade, satisfação, burnout, significado, comprometimento, qualidade de vida no trabalho, rotatividade… Analisam-se os impactos de diversas diferenças individuais como a inteligência emocional, a idade e a geração a que se pertence. Procura-se compreender de que forma práticas e comportamentos (presentismo, comportamentos de cidadania, trabalho temporário, high involvement work practices, etc.) são gerados e que impactos produzem. Os trabalhos apresentados ilustram a relevância crescente da área da gestão de pessoas e a diversidade de temas que influenciam as pessoas em contexto organizacional e que, por isso mesmo, preocupam os gestores. Estes temas demonstram a maturidade da área da gestão de pessoas e a sua capacidade para se consolidar como ciência autónoma dentro da Gestão.
    Promove-se uma análise critica baseada em investigação original, constituindo uma contribuição sólida e científica para a gestão de pessoas, identificando tendências e propondo modelos que ajudem a lidar com a complexidade e ambiguidade da vida organizacional.

    Wander Carvalho e António Calheiros
    Mestrado em Gestão de Recursos Humanos

  • CBR Numero Especial

    Coimbra Business Review - Número Especial

    Nota Editorial

    A Coimbra Business Review, enquanto revista científica de acesso aberto, com revisão por pares, tem o seu foco em áreas multidisciplinares de um ponto de vista empresarial.
    Atendendo ao panorama social e político do nosso país, o Mestrado em Solicitadoria, ramo Agentes de Execução e ramo Empresas, da CBS – ISCAC, apresenta uma nova edição, de março de 2023, dedicada às ciências jurídicas, mormente ao estudo e investigação do Direito.
    A pertinência e justificação desta edição vai ao encontro das doutas palavras do Professor Doutor Adriano Vaz Serra. De facto, “é no seio das realidades vitais que o julgador deverá fazer a sua apreciação, tendo presentes aquelas fontes [legislação e outras fontes] — e não em puras abstrações intelectuais, capazes talvez de satisfazer as inclinações lógicas do espírito, mas nem sempre as exigências da Justiça”.
    Sob esta égide, compilam-se oito estudos doutrinais elaborados por professores e mestres da CBS – ISCAC, por juristas de renome pertencentes à esfera do ensino superior, da prática forense e da política. Estes estudos salientam as problemáticas jurídicas atuais da nossa sociedade contribuindo para o exercício da atividade e abrangendo ramos de direito distintos, a saber: o Direito Civil, o Direito do Consumo, o Direito do Trabalho, o Direito Comercial, O Direito da Insolvência, o Direito da Propriedade Industrial e o Direito Processual Civil. Temas como “A falta de conformidade do bem com o contrato e as garantias do consumidor nas relações de consumo – análise do recente Decreto-lei n.º 84/2021, de 18 de outubro”, “A revolução do teletrabalho e as ameaças à cibersegurança”, “A inteligência artificial no âmbito do contrato de seguro”, “A tutela dos créditos dos trabalhadores na insolvência: breves considerações”, “Imitação, usurpação e contrafação da marca”, “A ação de nulidade de negócio jurídico: ação (declarativa) constitutiva ou ação de simples apreciação?”, “O Processo Especial de Tutela da Personalidade: pressupostos, tramitação e urgência”, “A causa de pedir e o título executivo na ação executiva” são abordados numa perspetiva de, à semelhança do que defende o Dr. Fernandes Magalhães, que “Na Torre de Marfim em que sempre se coloca o Direito tem que caber também o amor, numa afirmação de que naquele não está apenas o saber, mas também o sentimento do Homem, de que o seu objeto não tem a sua sede apenas na cabeça, mas também no coração do Homem.”

    Roberta Fernandes e Christina Oliveira
    Mestrado em Solicitadoria