Social Media Marketing
Palavras-chave:
Social media marketing, estratégia de comunicação de marketing, públicos, processo de planeamento estratégicoResumo
As organizações têm hoje o desafio de integrar eficazmente os social media na sua estratégia de comunicação de marketing. O consumo de redes sociais e plataformas digitais cresce no mundo, na Europa e em Portugal, estando os consumidores, independentemente das diferenças geracionais existentes, mais conhecedores e experimentados na sua utilização. Por isso, a utilização adequada dos social media é estratégica para potenciar uma comunicação eficaz junto dos públicos-alvo das marcas. Os social media, principalmente as redes sociais, permitem ainda desenvolver transações, facto que tem implicações na configuração atual dos modelos de negócio. O desafio começa pelo planeamento estratégico de social media marketing, seguido do planeamento tático, que, fruto da acelerada evolução tecnológica, das mudanças no comportamento do consumidor e das reações da concorrência, deverá ser revisto e atualizado continuamente. A operacionalização das estratégias adotadas implica por isso uma monitorização adequada. Os social media são hoje meios através dos quais os públicos têm a expectativa de ser informados, comunicar e até mesmo comprar. Neste contexto, micro, pequenas, médias e grandes empresas e instituições, figuras públicas e profissionais, devem aproveitar as potencialidades que os recursos dos social media oferecem para fazerem marketing e comunicação melhor do que a concorrência.
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