Edições Anteriores
-
Empreendedorismo: a multidisciplinaridade do conceito (volume II)
Vol. 2 (2024)O empreendedorismo é o processo de identificar, criar e explorar oportunidades para gerar valor económico, social ou cultural por meio da inovação, da criação de negócios ou da transformação de ideias em soluções concretas. Este conceito vai para além da simples criação de empresas, abrangendo a capacidade de visualizar possibilidades, tomar decisões, gerir riscos e implementar ações para desenvolver algo novo ou melhorar algo existente.
A multidisciplinaridade do empreendedorismo refere-se à sua interação com diversas áreas do conhecimento. Para compreender e aplicar o empreendedorismo de forma eficaz, é necessário integrar conceitos e práticas de várias disciplinas. Portanto, o empreendedorismo é uma prática complexa que beneficia de conhecimentos amplos e integrados. O empreendedor deve estar preparado para navegar por essa rede multidisciplinar, usando uma variedade de ferramentas e competências para alcançar o sucesso do seu projeto ou negócio.Palavras-chave: Empreendedorismo, Inovação, Proatividade, Assunção de Riscos, Startup, Empreendedorismo internacional, Digitalização.
-
Empreendedorismo: a multidisciplinaridade do conceito (Volume I)
Vol. 1 (2024)"O empreendedorismo é o processo de identificar, criar e explorar oportunidades para gerar valor económico, social ou cultural por meio da inovação, da criação de negócios ou da transformação de ideias em soluções concretas. Este conceito vai para além da simples criação de empresas, abrangendo a capacidade de visualizar possibilidades, tomar decisões, gerir riscos e implementar ações para desenvolver algo novo ou melhorar algo existente.
A multidisciplinaridade do empreendedorismo refere-se à sua interação com diversas áreas do conhecimento. Para compreender e aplicar o empreendedorismo de forma eficaz, é necessário integrar conceitos e práticas de várias disciplinas. Portanto, o empreendedorismo é uma prática complexa que beneficia de conhecimentos amplos e integrados. O empreendedor deve estar preparado para navegar por essa rede multidisciplinar, usando uma variedade de ferramentas e competências para alcançar o sucesso do seu projeto ou negócio."Palavras-chave: Empreendedorismo, Inovação, Proatividade, Assunção de Riscos, Startup, Empreendedorismo internacional, Digitalização.
-
Desafios e oportunidades do comércio internacional
Vivemos atualmente uma forte competição pela atração e retenção do conhecimento e talento universitário. Este processo, que é mundial, está a decorrer a um ritmo acelerado e terá um forte impacto na capacidade de crescimento e desenvolvimento dos diversos países e regiões. E Portugal tem condições para ficar relativamente bem posicionado nesta competição.
A aposta no sector da educação, nomeadamente no ensino superior nas áreas da economia e da gestão, revela-se uma oportunidade única para o país crescer nas cadeias de valor e gerar crescimento sustentado. Este é um caminho que não depende de uma dimensão crítica ou da localização geográfica, mas antes do talento, da capacidade de atrair, reter e desenvolver capital humano e capacidade de inovar.
As instituições de ensino superior, como o ISCAP, desempenham um papel crucial no aumento da competitividade da economia portuguesa. Para além dos óbvios benefícios que resultam da formação e capacitação de recursos humanos que irão, através das competências e saberes adquiridos, contribuir para o aumento da competitividade das empresas, existem duas outras áreas centrais onde o ensino superior tem um papel essencial a desempenhar para a melhoria da competitividade da nossa economia: a transferência de conhecimento e a internacionalização.
De facto, um país define-se pela sua capacidade em fazer face aos muitos desafios. Parte da resposta reside na excelência da formação que oferece aos seus estudantes e das competências pessoais e profissionais que estes transportam consigo para alavancar o mercado de trabalho.
Para responder a este desígnio, o ISCAP enquanto Escola de Ciências Empresariais de referência em Portugal, apresenta um portfólio de formação variada e reconhecida, que se tem vindo a reforçar e a afirmar nas suas diversas vertentes e níveis - CTeSP, Licenciatura, Mestrado e Pós-Graduações. O ensino do Comércio Internacional surge, neste ecossistema, como parte integrante da missão da escola, constituindo-se como uma referência a nível nacional e internacional e uma componente essencial do seu ADN e da sua identidade.Editores:
Pedro Mendonça da Silva
Professor Adjunto no Politécnico do Porto (P. Porto) – Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP)José Freitas Santos
Professor Coordenador Principal de Gestão no Politécnico do Porto (P. Porto) – Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP)Raquel Pereira
Professora Coordenadora no Politécnico do Porto (P. Porto) – Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP)ISBN:
DOI:
-
Inbound Marketing: Guia Prático para Dominar Ferramentas e Estratégias
Este livro pretende ser um recurso essencial para profissionais de marketing e empresários que desejam aprofundar os seus conhecimentos e habilidades no mundo do marketing digital. Oferece uma visão teórico-prática sobre as técnicas e ferramentas que definem o inbound marketing, que é uma metodologia para atrair clientes por meio de conteúdo relevante e interações úteis e não invasivas. A obra começa com uma introdução sobre o que é inbound marketing, diferenciando-o de métodos tradicionais de marketing outbound. Seguidamente, o livro detalha como utilizar eficazmente ferramentas digitais como SEO, marketing de conteúdo, redes sociais, automação de marketing e análise de dados para capturar e nutrir leads até que se tornem clientes fiéis. Cada capítulo do livro é reforçado com exemplos práticos, dicas úteis e estratégias comprovadas, permitindo aos leitores conhecer e aplicar as várias ferramentas e softwares disponíveis. Com uma abordagem passo a passo, "Inbound Marketing: Guia Prático para Dominar Ferramentas e Estratégias" é uma leitura obrigatória para quem quer transformar a maneira como se aproxima do marketing digital e impulsionar o crescimento da sua empresa.
Palavras-chave: Inbound Marketing, Ferramentas e estratégias digitais, Atração, Conversão, FidelizaçãoEditores:
Ana Lima - 0000-0001-7804-8010
José de Freitas Santos - 0000-0001-8233-5039
Sandrina Teixeira - 0000-0002-5859-0002ISBN: 978-989-9168-12-1
DOI: 10.56002/ceos.0090b
-
Desafios e Conquistas - Reflexões para Vendedores
O livro “Conquistas e Desafios: reflexões para vendedores” destaca a importância das vendas para o sucesso das empresas, realçando a necessidade de os vendedores se adaptarem às mudanças no mercado. Explora duas perspetivas - funcional e de desenvolvimento pessoal. Na perspetiva funcional, aborda a evolução tecnológica nas vendas, a importância da ética, do networking e da persuasão. Destaca ainda a função financeira como ferramenta crucial para decisões comerciais rentáveis. Na perspetiva de desenvolvimento pessoal, o texto aborda temas como inteligência emocional, aprendizagem contínua, gestão do tempo e adaptação do vendedor. Conclui destacando atributos essenciais para os vendedores em ambientes disruptivos e exigentes.
Palavras-chave: Vendedor, Vendas, perspetiva funcional, perspetiva do desenvolvimento pessoal, marketing
Editores:
CEOS.PPorto/ISCAP – Politécnico do Porto, Portugal
Mendonça da Silva, Pedro
Freitas Santos, José
Lima, AnaIdentificadores:
ISBN 978-989-9168-10-7
DOI: https://doi.org/10.56002/ceos.0089b -
Final report on sport coaches’ capacity to use sport as a tool for the development of skills and competencies functional to the Labour market
The "Sport4E - Skills through Sport for Employability and Entrepreneurship" project aims to improve educational outcomes by prioritizing skill development in alignment with the EU Guidelines on Dual Careers of Athletes. It focuses on empowering young athletes, coaches, and educators by emphasizing working and entrepreneurial skills. The project addresses the perceptual gap between sport coaches and human resources professionals regarding skills relevant to the labor market.
The methodology involved the development of an Entrepreneurial Skills Questionnaire for athletes, based on literature reviews and translated into partner languages. This questionnaire was adapted for coaches and HR stakeholders. The survey involved 202 athletes, 144 coaches, and 120 HR professionals. Evaluation of skills and competencies revealed disparities between athletes' self-assessment and actual development through sports. Coaches rated their skills higher than HR professionals in some areas, emphasizing the need for a broader set of entrepreneurial skills among athletes.Palavras-chave: Sport4E Project, Athlete Skills Disparity, Coaching Strategies, Labour Market Relevance, Athlete Employability, Entrepreneurial Skills Gap
Autores:
Martins, Dora (Author) CEOS.PP, ISCAP, Polytechnic Institute of Porto and GOVCOPP, University of Aveiro;
Ardions, Isabel (Author) CEOS.PP, ISCAP, Polytechnic Institute of Porto;
Mendonça,Pedro (Author) CEOS.PP, ISCAP, Polytechnic Institute of Porto;
Carvalho, Paula (Author) CEOS.PP, ISCAP, Polytechnic Institute of Porto;
Marcen, Celia (Author) University of Zaragoza;
Vivirito, Sara (Author) CEIPES - Centro Internazionale per la Promozione dell'Educazione e lo Sviluppo;
Stöcker, Nicola (Author) Applied Sciences, TUM School of Medicine and Health, Department Sport and Health Sciences, Technical University of Munich, Munich, Germany;
Sitzberger, Christina (Author) Applied Sciences, TUM School of Medicine and Health, Department Sport and Health Sciences, Technical University of Munich, Munich, Germany;
Gaser, Dominik (Author) Chair of Preventive Pediatrics, TUM School of Medicine and Health, Department Sport and Health Sciences, Technical University of Munich, Munich, Germany;
Araújo, Paulo Jorge (Author) Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol;
Oliveira, João (Author) Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol;
Garamvölgyi, Bence (Author) Hungarian University of Sports Science;
Juhász, Erika (Author) Budapest Association for International Sports.Identificadores:
ISBN 978-989-9168-08-4
DOI: https://doi.org/10.56002/ceos.0087b -
Práticas inspiradoras de gestão e desenvolvimento de recursos humanos em organizações da economia social
Considerando os princípios fundamentais da economia social, tais como a primazia das pessoas, a solidariedade, a igualdade e a não discriminação, juntamente com a valorização intrínseca dos recursos humanos e seu papel preponderante nas organizações desse setor, a gestão e desenvolvimento de pessoas revela-se central. Uma das especificidades do setor da economia social é o seu caráter híbrido, nomeadamente no que concerne os seus Recursos Humanos. Com efeito, as organizações empregadoras da economia social contam com a colaboração de profissionais assalariados, bem como com recursos humanos voluntários – quer de gestão, quer de execução – sejam pessoas associadas ou não. No caso específico das cooperativas, existe ainda a figura de cooperador trabalhador que se apresenta como complexa pela hibridez de posição entre a prestação de atividade que se aproxima da laboral e um vínculo distintivo de caráter cooperativo. A adoção de práticas sólidas de gestão e desenvolvimento de Recursos Humanos não apenas aborda desafios como a atração e retenção de talentos, mas também fomenta um ambiente de trabalho motivador e inclusivo, humanizado e de proximidade.
Palavras-chave: Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos, Economia Social, gestão individualizada e humanizada, práticas de gestão de Recursos Humanos
Autores:
Martinho, Ana Luísa. CEOS.PPorto/ISCAP – Politécnico do Porto, Portugal;
Bernanrdino, Susana. CEOS.PPorto/ISCAP – Politécnico do Porto, Portugal;
Meira, Deolinda. CEOS.PPorto/ISCAP – Politécnico do Porto, Portugal.
Identificadores:ISBN 978-989-9168-09-1
DOI: https://doi.org/10.56002/ceos.0088b -
Final Report on Entrepreneurship Skills Availability of Young Athletes
The "Sport4E" project aims to improve educational outcomes through sports, focusing on skill development in line with EU guidelines for athletes' dual careers. It concentrates on empowers young athletes, coaches, and educators by emphasizing working and entrepreneurial skills, with a focus on soft skills. The project seeks to raise coaches' awareness of integrating these skills into training sessions and evaluates skills through surveys to gauge their relevance in the labour market.
The methodology involved literature reviews from 2013 to 2023, with partners conducting country-specific studies, targeting young athletes aged 15-25 and coaches/sports instructors. This resulted was the design of a questionnaire categorizing skills into four groups: Ideas and Opportunities, Personal Resources, Specific Knowledge, and Into Action, using established models for classification.Palavras-chave: Sport4E Project; Sports; Athlete Skills; Coaching Awareness; Labour Market; Entrepreneurial Development
Autores:
Martins, Dora (Author) CEOS.PP, ISCAP, Polytechnic Institute of Porto and GOVCOPP, University of Aveiro;
Ardions, Isabel (Author) CEOS.PP, ISCAP, Polytechnic Institute of Porto;
Mendonça,Pedro (Author) CEOS.PP, ISCAP, Polytechnic Institute of Porto;
Carvalho, Paula (Author) CEOS.PP, ISCAP, Polytechnic Institute of Porto;
Marcen, Celia (Author) University of Zaragoza;
Vivirito, Sara (Author) CEIPES - Centro Internazionale per la Promozione dell'Educazione e lo Sviluppo;
Stöcker, Nicola (Author) Applied Sciences, TUM School of Medicine and Health, Department Sport and Health Sciences, Technical University of Munich, Munich, Germany;
Sitzberger, Christina (Author) Applied Sciences, TUM School of Medicine and Health, Department Sport and Health Sciences, Technical University of Munich, Munich, Germany;
Gaser, Dominik (Author) Chair of Preventive Pediatrics, TUM School of Medicine and Health, Department Sport and Health Sciences, Technical University of Munich, Munich, Germany;
Araújo, Paulo Jorge (Author) Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol;
Oliveira, João (Author) Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol;
Garamvölgyi, Bence (Author) Hungarian University of Sports Science;
Juhász, Erika (Author) Budapest Association for International Sports.Identificadores:
ISBN 978-989-9168-07-7
DOI: https://doi.org/10.56002/ceos.0086b -
Relatório ao inquérito CPES - GT Transição Digital & Inovação Social
No âmbito do Grupo de Trabalho da Confederação Portuguesa de Economia Social para a Transição Digital & Inovação Social foi desenvolvido um inquérito por questionário, que foi administrado às entidades da economia social. Este questionário é um ponto de partida para a definição do estado da arte do setor em termos de transição digital.
Palavras-chave: Transição Digital; Inovação Social
Autores:
Azevedo, Ana. Centre for Organisational and Social Studies, CEOS.PP
Identificadores:
ISBN 978-989-9168-04-6
DOI: https://doi.org/10.56002/ceos.0083b -
Projeto COOPVID - Estudo sobre os impactos da pandemia nas Cooperativas de Solidariedade Social: Fase 2 - Etapa 2 / Análise de Resultados
O Projeto COOPVID consiste num projeto de investigação levado a cabo por um grupo de investigadores do Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto/ISCAP, em parceria com a CONFECOOP e CIRIEC Portugal, e que visa estudar os impactos da pandemia na estratégia de intervenção das Cooperativas de Solidariedade Social (CSS). As CSS são entidades que, através da cooperação e entreajuda dos seus membros, visam, em obediência aos princípios cooperativos e sem fins lucrativos, a satisfação das respetivas necessidades sociais e a sua promoção e integração, nomeadamente no apoio a grupos vulneráveis e famílias e comunidades socialmente desfavorecidas ou em situação de carência económica. Tendo em conta a natureza social da atividade desenvolvida, torna-se especialmente importante compreender o impacto que a pandemia teve no funcionamento destas organizações e, sobretudo, na estratégia de intervenção prosseguida.
Palavras-chave: COVID-19; Economia Social; Cooperativas de Solidariedade Social; Impacto da COVID-19; Legislação
Autores:
Centre for Organisational and Social Studies, CEOS.PP
Pinto, Agostinho
Azevedo, Ana
Rodrigues, Ana Cláudia
Martinho, Ana Luísa,
Bandeira, Ana Maria,
Rocha, Ana Paula
Tomé, Brízida
Coutinho, Bruno
Pinto, Cláudia
Meira, Deolinda
Gomes, Mafalda
Malta, Mariana
Castro, Maria da Conceição
Silva, Marlene
Vasconcelos, Paulo
Antunes, Sofia
Bernardino, Susana
Fernandes, TiagoIdentificadores:
ISBN 978-989-9168-01-5
DOI: https://doi.org/10.56002/ceos.0081b -
Projeto COOPVID - Estudo sobre os impactos da pandemia nas Cooperativas de Solidariedade Social Fase 2 - Etapa 1
No início do ano de 2020, o mundo foi surpreendido pela disseminação de um novo vírus (SARS-CoV-2), perigoso pelo seu fácil contágio e letal pelos efeitos provocados pela doença COVID-19. Este livro concretiza a análise de dados de um questionário alargado, realizado no âmbito do Projeto COOPVID, que surgiu da necessidade de estudar o impacto e os desafios que a pandemia, provocada pela COVID-19, teve nas Cooperativas de Solidariedade Social (CSS).
Com base em dados quantitativos, pretende-se apresentar e compreender as tendências na resposta das CSS ao impacto da COVID-19. Essas tendências são apresentadas em quatro áreas de análise: a nível dos serviços prestados/intervenção, da gestão/ gestão financeira, da gestão de recursos humanos e da transição digital. Finalmente, apresentamos as principais conclusões e perspetivas para futuro.Palavras-chave: COVID-19; Economia Social; Cooperativas de Solidariedade Social; Impacto da COVID-19; Legislação
Autores:
Centre for Organisational and Social Studies, CEOS.PP
Pinto, Agostinho
Azevedo, Ana
Rodrigues, Ana Cláudia
Martinho, Ana Luísa,
Bandeira, Ana Maria,
Rocha, Ana Paula
Tomé, Brízida
Coutinho, Bruno
Pinto, Cláudia
Meira, Deolinda
Gomes, Mafalda
Malta, Mariana
Castro, Maria da Conceição
Silva, Marlene
Vasconcelos, Paulo
Antunes, Sofia
Bernardino, Susana
Fernandes, TiagoIdentificadores:
ISBN 978-989-9168-02-2
DOI: https://doi.org/10.56002/ceos.0080b -
Práticas de Integração de Mulheres Migrantes
A imigração é um fenómeno que tem evidenciado um crescimento muito significativo ao longo dos últimos anos. Apesar das potencialidades que oferece, quer para as pessoas migrantes como para a sociedade de acolhimento, são muitos os desafios à integração no novo país de destino. As pessoas Nacionais de Países Terceiros (TCNs), em particularmente as mulheres, são um dos grupos populacionais mais vulneráveis da União Europeia, enfrentando muita discriminação e exclusão socioeconómica.
Neste contexto, o desenvolvimento de estratégias locais facilitadoras da integração socioeconómica das mulheres migrantes de países terceiros através da empregabilidade e do empreendedorismo assume um papel fundamental. Esta publicação pretende-se dar a conhecer práticas de integração das mulheres migrantes na voz dos principais atores: mulheres migrantes, atores da sociedade civil e dos setores empresarial e público.Palavras-chave: Imigração, Mulheres migrantes, Integração, mercado de trabalho, empregabilidade, atores locais
Autores:
Bernardino, Susana. Porto Accounting and Business School of the Polytechnic of Porto, Portugal;
Martinho, Ana Luísa. Porto Accounting and Business School of the Polytechnic of Porto, Portugal;
Salazar, Helena. Porto Accounting and Business School of the Polytechnic of Porto, Portugal;
Fernandes, Joana. Porto Accounting and Business School of the Polytechnic of Porto, Portugal;
Querido, Joana. Porto Accounting and Business School of the Polytechnic of Porto, Portugal;
Moreira da Silva, Manuel. Porto Accounting and Business School of the Polytechnic of Porto, Portugal;
Fernandes, Tiago. Porto Accounting and Business School of the Polytechnic of Porto, Portugal;
Carvalho, Paula. Porto Accounting and Business School of the Polytechnic of Porto, Portugal.Identificadores:
ISBN 978-989-53631-9-3
DOI: https://doi.org/10.56002/ceos.0079b -
Feiras & Exposições - 2ª Edição
Com o avanço tecnológico, as pessoas tendem a desvalorizar o contacto pessoal a favor da virtualização; as empresas, por sua vez, adotam, cada vez mais, bases de dados através dos meios informáticos, privilegiando, desta forma, o contacto eletrónico em detrimento do contacto face a face.
Palavras-chave: Marketing, Feiras, Exposições
Autores:
Mendonça da Silva, Pedro. Porto Accounting and Business School of the Polytechnic of Porto, Portugal
Identificadores:
ISBN: 978-989-53631-8-6
DOI: https://doi.org/10.56002/ceos.0078b -
A Importância dos catálogos para o sector do vestuário português. Qualidade estética e gráfica dos catálogos
O catálogo é um produto de comunicação com presença forte no mundo da moda, reflexo por excelência de cada coleção e imagem de marca. Verifica-se que os critérios objectivos de avaliação dos catálogos não foram ainda alvo de uma análise estruturada e aprofundada, apesar da importância que possuem para as empresas do sector do Vestuário. Assim, decidiuse estudar os elementos que definem o nível de qualidade estética e gráfica dos catálogos de vestuário. Analisaram-se catálogos de marcas portuguesas e internacionais da indústria da moda cuja qualidade é reconhecida pelos profissionais de design. Como resultado desse estudo foi criada a Matriz AQC - Matriz de Avaliação da Qualidade dos Catálogos Produto e a Matriz AQC – Matriz de avaliação da Qualidade dos Catálogos Imagem.
Palavras-chave: Estratégia de comunicação, modelos de avaliação qualitativa, catálogo de moda, qualidade gráfica, qualidade estética
Autores:
Teixeira, Sandrina. Center for Organisational and Social Studies, CEOS.PP
Identificadores:
ISBN 978-989-53631-7-9
DOI: https://doi.org/10.56002/ceos.0077b -
A problemática da qualidade na perspectiva contabilística. Uma visão global focada na produção
Todas as empresas têm problemas de qualidade, sendo estes mais visíveis e quiçá mais críticos ao nível da produção, sentido lado. Apesar de os problemas de qualidade se colocarem em os todos processos, isto é, ao .longo de toda a cadeia de valor, é na produção, entendida aqui como o núcleo do sistema de criação de valor da organização, que a não qualidade assume maior relevância. Do ponto de vista da gestão de custo, esta importância justificasse quer ocupação de capacidade produtiva, quer pela perda de recursos variáveis que a não qualidade implica, isto é, agrava os custos de produção (matérias-primas, mão de obra, energia, entre outros). Neste contexto, esta problemática é de interesse capital para a competitividade de qualquer empresa e, consequentemente, é o foco permanente da preocupação da gestão.
Palavras-chave: Custos de qualidade, Custos de não-qualidade, Produção com defeito, Sobrecarga de custos, Defeituosos extraordinários
Autores:
Reis de Sousa, Carlos;
Ferreira da Silva, Amélia. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Politécnico do Porto, Portugal;
Maldonado, IsabelIdentificadores:
ISBN 978-989-53631-6-2
DOI: https://doi.org/10.56002/ceos.0076b -
Incubadoras e Internacionalização das Global Startup
O processo de internacionalização está em constante evolução e é necessário que as empresas se adaptem às mudanças trazidas pelo rápido crescimento da economia global. Esse processo permite que ganhem vantagem competitiva nos mercados em que entram. Nas últimas décadas, várias empresas têm desenvolvido as suas próprias estratégias de internacionalização. Um exemplo disso são as Born Global, empresas que rejeitam os métodos tradicionais de internacionalização.
Para atingir os objetivos de internacionalização, uma Global Startup deve possuir os recursos e conhecimentos necessários para apoiar as suas capacidades globais. Algo que, por vezes, se revela escasso quando o esforço surge apenas através do empreendedor. As incubadoras apresentam-se como uma solução por serem um instrumento de desenvolvimento de empresas. Existe, contudo, pouca informação ao nível de estudos sobre o processo e serviços de incubação de empresas em Portugal, e se estas influenciam diretamente a dinâmica das empresas Born Global.
Deste modo, o objetivo fundamental deste estudo é colmatar lacunas na literatura através da análise do funcionamento do processo de internacionalização das Born Global. Adicionalmente pretende-se analisar quais os recursos cruciais para tal, quais recursos as incubadoras fornecem e se estas efetivamente influenciam o processo de internacionalização.
Palavras-chave: Incubadoras de empresas, Internacionalização, Global Startup, Born Global, Empreendedorismo internacional
Autores:
Pinto, Joana Cruz;
Rua, Orlando Lima. Center for Organisational and Social StudiesIdentificadores:
ISBN 978-989-53631-5-5
DOI: https://doi.org/10.56002/ceos.0075b -
Creativity and Business Innovation (Volume III)
A licenciatura em Criatividade e Inovação Empresarial é um programa de estudos conjunto do Politécnico do Porto (P.PORTO), através do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), da Vilnius Kolegija - University of Applied Sciences (VIKO), da Lituânia, e da Estonian Entrepreneurship University of Applied Sciences (EUAS), da Estónia.
Este é um curso pioneiro no contexto do ensino superior português, leccionado em inglês. Pelo seu carácter inovador, responde aos novos paradigmas que as instituições de ensino superior (IES) terão de enfrentar. Com conteúdos programáticos, metodologias de ensino/aprendizagem e métodos de avaliação inovadores, desenvolve novos caminhos para os programas de ensino superior.
Para concluir este grau, os alunos devem desenvolver e apresentar uma Tese Final (Projeto). Assim, o presente livro compila, sob a forma de capítulos, alguns dos trabalhos apresentados pelos alunos durante o ano letivo de 2021/22. Estes foram organizados sob a forma de volumes, sendo este o terceiro volume (Volume III).
Palavras-chave: Criatividade, Inovação, Negócio Digital, Economia Digital
Autores:
Rua, Orlando Lima. Center for Organisational and Social Studies (CEOS.PP)
Identificadores:
ISBN 978-989-53631-4-8
DOI: https://doi.org/10.56002/ceos.0074b -
Creativity and Business Innovation (Volume II)
A licenciatura em Criatividade e Inovação Empresarial é um programa de estudos conjunto do Politécnico do Porto (P.PORTO), através do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), da Vilnius Kolegija - University of Applied Sciences (VIKO), da Lituânia, e da Estonian Entrepreneurship University of Applied Sciences (EUAS), da Estónia.
Este é um curso pioneiro no contexto do ensino superior português, leccionado em inglês. Pelo seu carácter inovador, responde aos novos paradigmas que as instituições de ensino superior (IES) terão de enfrentar. Com conteúdos programáticos, metodologias de ensino/aprendizagem e métodos de avaliação inovadores, desenvolve novos caminhos para os programas de ensino superior.
Para concluir este grau, os alunos devem desenvolver e apresentar uma Tese Final (Projeto). Assim, o presente livro compila, sob a forma de capítulos, alguns dos trabalhos apresentados pelos alunos durante o ano letivo de 2021/22. Estes foram organizados sob a forma de volumes, sendo este o segundo volume (Volume II).
Palavras-chave: Criatividade, Inovação, Negócio Digital, Economia Digital
Autores:
Rua, Orlando Lima. Center for Organisational and Social Studies (CEOS.PP)
Identificadores:
ISBN978-989-53631-3-1
DOI: https://doi.org/10.56002/ceos.0073b -
Creativity and Business Innovation (Volume I)
A licenciatura em Criatividade e Inovação Empresarial é um programa de estudos conjunto do Politécnico do Porto (P.PORTO), através do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), da Vilnius Kolegija - University of Applied Sciences (VIKO), da Lituânia, e da Estonian Entrepreneurship University of Applied Sciences (EUAS), da Estónia.
Este é um curso pioneiro no contexto do ensino superior português, leccionado em inglês. Pelo seu carácter inovador, responde aos novos paradigmas que as instituições de ensino superior (IES) terão de enfrentar. Com conteúdos programáticos, metodologias de ensino/aprendizagem e métodos de avaliação inovadores, desenvolve novos caminhos para os programas de ensino superior.
Para concluir este grau, os alunos devem desenvolver e apresentar uma Tese Final (Projeto). Assim, o presente livro compila, sob a forma de capítulos, alguns dos trabalhos apresentados pelos alunos durante o ano letivo de 2021/22. Estes foram organizados sob a forma de volumes, sendo este o primeiro volume (Volume I).
Palavras-chave: Criatividade, Inovação, Negócio Digital, Economia Digital
Autores:
Rua, Orlando Lima. Center for Organisational and Social Studies (CEOS.PP)
Identificadores:
ISBN 978-989-53631-2-4
DOI: https://doi.org/10.56002/ceos.0072b -
Tópicos de Marketing Digital
O avanço nas tecnologias de informação e comunicação veio provocar mudanças significativas no modo de fazer negócios e têm exigido das empresas e dos seus profissionais de marketing novas competências para se adaptarem e/ou mudarem a forma de comunicarem com públicos cada vez mais exigentes. A pandemia COVID 19 veio acelerar o processo de digitalização da economia, com impacto relevante no comércio eletrónico (acréscimo das compras online) e no marketing digital permitindo uma comunicação rápida, eficaz e a baixo custo (novas plataformas de comunicação digital e redes sociais). Perante esta mudança, as estratégias de marketing digital tornaram-se mais complexas, obrigando as empresas a criar ligações mais próximas aos seus clientes, através de experiências memoráveis, conteúdos inesquecíveis e contactos frequentes (email, mensagens, etc.).
Consciente destes desafios, o ISCAP (Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto) do IPP (Instituto Politécnico do Porto), que foi a primeira escola pública do país a lançar uma licenciatura em marketing, oferece desde há alguns anos um mestrado em marketing digital, que é único no panorama nacional. Com as sucessivas reestruturações no plano de estudos, decorrentes da evolução tecnológica, o mestrado procurou sempre conjugar a vertente teórica com a vertente profissional. Esta obra coletiva resulta do esforço de docentes com perfis académicos e profissionais muito diferentes, mas que se completam para oferecer um corpo de conhecimentos sintético sobre as principais unidades curriculares que são lecionadas ao longo do ciclo de formação.
Palavras-chave: Marketing digital, mestrado em marketing digital, ISCAP
Autores:
Teixeira, Sandrina. Porto Accounting and Business School of the Polytechnic of Porto, Portugal
Freitas Santos, José. Porto Accounting and Business School of the Polytechnic of Porto, PortugalIdentificadores:
ISBN 978-989-33-2771-5
DOI: https://doi.org/10.56002/ceos.0013b -
Digital Marketing Trends
The pandemic has accelerated the digital transformation, although it has already been underway in recent years. Currently, digitalization can be observed in several sectors, from services to industry, as well as from micro to large companies. Consequently, digital transformation increasingly assumes an essential role in the development of new business models and business growth. The Digital Economy and Society Index (DESI) shows Portugal in 19th place in 2020 which is structurally lower than the European average (within a Europe of 28 countries). Also, a report from the Strategy and Studies Office of the Ministry of Economy and Digital Transition reinforces the lower position of Portugal in the Internet usage rate (71% against 84% of the European Union average). Therefore, Portugal urgently needs to enhance the digital capacity of people and the digital transformation of companies. To face this strategic challenge and take the opportunities and trends that the digital world offers, companies must pay attention to the digital trends. In this respect, following digital trends is essential, namely, to help assess and define the way forward for business digitalization. In fact, technological and digital marketing developments, generally dictate the success of new digital marketing strategies. Although it is difficult to make accurate conjectures in this unpredictable environment (with a pandemic that insists on not ending and with an absurd war underway), the present book aims to point out and analyse some digital marketing trends that might impact the activity of the companies in the digital world in the near future.
Palavras-chave: Digital, Marketing, Tendências
Autores:
Mendonça, Pedro. Porto Accounting and Business School of the Polytechnic of Porto, Portugal
Teixeira, Sandrina. Porto Accounting and Business School of the Polytechnic of Porto, PortugalIdentificadores:
ISBN 978-989-53631-0-0
DOI: https://doi.org/10.56002/ceos.0002b -
Estratégias de Marketing Digital para Internacionalização de Marcas
O processo de internacionalização das empresas está em constante mudança. Uma empresa para crescer e internacionalizar a sua atividade necessita de um elevado conjunto de recursos, capacidades e competências para diferenciar as suas marcas nos mercados de destino, tendo em vista a obtenção de vantagens competitivas.
Este livro tem como objetivo fundamental fornecer suporte teórico e prático para auxiliar os gestores a definirem as estratégias digitais de internacionalização mais adequadas às suas empresas, nomeadamente na escolha de mercados prioritários, de métodos de entrada em cada mercado e de marketing digital que estas têm ao seu dispor, nomeadamente de SEO, de redes sociais e de criação de conteúdo.
As temáticas apresentadas são aplicadas ao setor do retalho infantil e consubstanciadas pelo estudo de caso da Zippy. São apresentadas propostas de estratégias digitais de internacionalização da marca para os mercados da França, Bélgica e Holanda.
Palavras-chave: Estratégia Digital, Redes Socias, SEO, Marketing Digital, Internacionalização, Zippy
Autores:
Vale, Daniela, Porto Accounting and Business School of the Polytechnic of Porto, Portugal;
Teixeira, Sandrina, Porto Accounting and Business School of the Polytechnic of Porto, Portugal;
Rua, Orlando Lima, Porto Accounting and Business School of the Polytechnic of Porto, Portugal.Identificadores:
ISBN 978-989-33-2797-5
DOI: https://doi.org/10.56002/ceos.0001b -
Transformação Digital: Cadernos de Investigação
Num contexto de forte complexidade e transformações digitais aceleradas e acentuadas, surgiu no ano de 2020 uma pandemia mundial que veio criar ainda mais desafios e também algumas oportunidades. A iniciativa da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) “Verão com Ciência” surgiu neste contexto, propondo-se apoiar a criação e desenvolvimento de Escolas de Verão nos Politécnicos e nas Universidades. A Escola de Verão em Transformação Digital – Dimensões Organizacionais e Societais (EV) foi desenvolvida pelo Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto (CEOS.PP) e surgiu em estreita articulação com os cursos de licenciatura, mestrado e de pós-graduação ministrados no ISCAP/P.PORTO sem se restringir a estes. A iniciativa foi promovida por um grupo de Investigadores sénior, enquadrando-se no âmbito da missão do CEOS.PP de promover a iniciação à investigação, de modo a propiciar maiores oportunidades de transferência de conhecimento científico para a sociedade portuguesa; a iniciativa vai também ao encontro do Horizonte Europa, o programa-quadro de investigação e inovação da União Europeia para o período de 2021-2027, mais especificamente o Pilar 2 – Global Challenges and European Industry Competivess, em particular as indicadas no cluster – Digital, Industry, and Space e no cluster - Culture, Creativity and Inclusive Society.
Palavras-chave: CEOS, Escola de verão, Transformação digital
Autores:
Martins, Helena (Editor) Porto Accounting and Business School of the Polytechnic of Porto, Portugal;
Moreira da Silva, Manuel (Editor) Porto Accounting and Business School of the Polytechnic of Porto, Portugal.Identificadores:
ISBN 978-989-97851-8-2
DOI: https://doi.org/10.26537/NE7D-VF69