Marketing de Conteúdo: estratégias de sucesso

Autores

  • Ana Maria Lima Porto Accounting and Business School of the Polytechnic of Porto, Portugal

Palavras-chave:

Marketing de conteúdo, estratégias de sucesso, criação de conteúdo

Resumo

Joe Pulizzi (2013), fundador do Content Marketing Institute e reconhecido como o criador do conceito, descreve o marketing de conteúdo como o processo de marketing e negócios para criar e distribuir conteúdo valioso e convincente para atrair, conquistar e envolver determinado público-alvo, claramente definido e compreendido, com o objetivo de conduzir os consumidores a ações rentáveis. Seth Godin (cit. Lazauskas, 2015) acrescenta que “o verdadeiro marketing de conteúdo não representa a repetição da publicidade, é fazer algo de que vale a pena falar”. A história do marketing de conteúdo remonta a 1895, onde se acredita ter sido concretizada a primeira estratégia deste género. John Deere, industrial de máquinas para agricultura, criou uma revista dedicada aos seus clientes, a The Furrow. Ainda existe nos dias de hoje, e ajuda os agricultores a tornarem os seus negócios mais rentáveis. Seguiu-se outro meio que ainda é muito conhecido nos dias de hoje, o Guia Michelin, no ano de 1900. Nessa altura, consistia num guia de apoio aos motoristas franceses. O grande objetivo sempre foi o de “dar para receber”. Ou seja, dar informação, conteúdo ou entretenimento a uma audiência, para que essa mesma audiência reconheça na marca um fiel aliado, credível, próximo e apropriado às suas necessidades. Mas esta estratégia tem tido, nos últimos anos, um interesse crescente. O crescimento do mundo digital tem permitido uma comunicação mais direta entre as empresas e os consumidores, que têm tentado aproveitar ao máximo esta nova possibilidade. No marketing de conteúdo, as empresas criam informação propositadamente para que o público chegue até à sua marca, tenha mais informação sobre os produtos, ou se identifique com o posicionamento. 

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Publicado

2022-12-02

Como Citar

Lima, A. M. (2022). Marketing de Conteúdo: estratégias de sucesso. Livros - Edições CEOS.PP, 95–109. Obtido de https://iscap.pt/edicoesceos/index.php/livros/article/view/383

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