Marketing Intelligence and Research

Autores

  • Anabela Ribeiro Porto Accounting and Business School of the Polytechnic of Porto, Portugal
  • Isabel Antunes Porto Accounting and Business School of the Polytechnic of Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0002-0132-0415
  • José Freitas Santos Porto Accounting and Business School of the Polytechnic of Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0001-8233-5039
  • Pedro Mendonça da Silva Porto Accounting and Business School of the Polytechnic of Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0002-2463-0408

Palavras-chave:

Marketing Intelligence, research, sistema de marketing intelligence, processo de tomada de decisões

Resumo

Num ambiente cada vez mais concorrencial, as organizações precisam de conhecer o perfil dos seus clientes e estar atentas às mudanças do meio envolvente e ao comportamento dos concorrentes, consumidores e clientes. Para isso, precisam de obter dados através de várias fontes de informação que, depois de tratados de forma sistemática, geram conhecimento sobre o mercado. O desenvolvimento de um Sistema de Marketing Intelligence (SMI) permite recolher, organizar, armazenar, processar dados e distribuir informações pertinentes e atempadas aos gestores e equipa de vendas da empresa. Na maior parte das situações as empresas dispõem de programas de gestão comercial (Customer Relationship Management – CRM, por exemplo) que os ajudam na gestão da informação dos clientes da empresa. No entanto, este capítulo vai mais lá disso, pois contempla a conceção de um sistema que, para além da gestão da informação da empresa e dos seus clientes, engloba a análise de informação sobre o meio envolvente, a concorrência e os consumidores. Para isso, são explicadas as principais técnicas de pesquisa que viabilizam a obtenção de informação sistemática e/ ou pontual para ajudar no processo de tomada de decisões de nível estratégico e tático. 

Capa do Capítulo: Marketing Intelligence and Research

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Publicado

2022-12-02

Como Citar

Ribeiro, A., Antunes, I. ., Freitas Santos, J. ., & Mendonça da Silva, P. . (2022). Marketing Intelligence and Research. Livros - Edições CEOS.PP, 163–177. Obtido de https://iscap.pt/edicoesceos/index.php/livros/article/view/385

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