Marketing Intelligence and Research
Palavras-chave:
Marketing Intelligence, research, sistema de marketing intelligence, processo de tomada de decisõesResumo
Num ambiente cada vez mais concorrencial, as organizações precisam de conhecer o perfil dos seus clientes e estar atentas às mudanças do meio envolvente e ao comportamento dos concorrentes, consumidores e clientes. Para isso, precisam de obter dados através de várias fontes de informação que, depois de tratados de forma sistemática, geram conhecimento sobre o mercado. O desenvolvimento de um Sistema de Marketing Intelligence (SMI) permite recolher, organizar, armazenar, processar dados e distribuir informações pertinentes e atempadas aos gestores e equipa de vendas da empresa. Na maior parte das situações as empresas dispõem de programas de gestão comercial (Customer Relationship Management – CRM, por exemplo) que os ajudam na gestão da informação dos clientes da empresa. No entanto, este capítulo vai mais lá disso, pois contempla a conceção de um sistema que, para além da gestão da informação da empresa e dos seus clientes, engloba a análise de informação sobre o meio envolvente, a concorrência e os consumidores. Para isso, são explicadas as principais técnicas de pesquisa que viabilizam a obtenção de informação sistemática e/ ou pontual para ajudar no processo de tomada de decisões de nível estratégico e tático.
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