Do POCAL ao SNC-AP: o Caso de um Município da Região Centro

Autores

  • Raquel Russo da Silva Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra
  • Maria da Conceição da Costa Marques Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra

Palavras-chave:

contabilidade, transição, POCAL, SNC-AP, Município

Resumo

O presente estudo foca-se na transição do Plano Oficial de Contabilidade Pública (POCP), mais concretamente, na transição de um dos seus planos setoriais, o Plano Oficial de Contabilidade das Autarquias Locais (POCAL)
para o normativo SNC-AP. O SNC-AP teve um grande impacto na contabilidade pública. Este artigo tem como principal objetivo expor o impacto que a implementação do SNC-AP provocou nas Autarquias Locais. A autarquia local analisada corresponde, de acordo com o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses (AFMP), a um município de média dimensão. O município que se disponibilizou a participar no estudo do caso é um município da região Centro de Portugal. Ao longo do trabalho vão ser abordados assuntos como: a evolução histórica da contabilidade pública em Portugal; o POCP e o POCAL; O SNC-AP; e o SNC-AP nas autarquias locais.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Russo da Silva, R., & Marques, M. da C. da C. (2024). Do POCAL ao SNC-AP: o Caso de um Município da Região Centro. Coimbra Business Review, 1(3), 114–138. Obtido de https://iscap.pt/edicoesceos/index.php/cbr/article/view/651