Incubadoras e Internacionalização das Global Startup
O processo de internacionalização está em constante evolução e é necessário que as empresas se adaptem às mudanças trazidas pelo rápido crescimento da economia global. Esse processo permite que ganhem vantagem competitiva nos mercados em que entram. Nas últimas décadas, várias empresas têm desenvolvido as suas próprias estratégias de internacionalização. Um exemplo disso são as Born Global, empresas que rejeitam os métodos tradicionais de internacionalização.
Para atingir os objetivos de internacionalização, uma Global Startup deve possuir os recursos e conhecimentos necessários para apoiar as suas capacidades globais. Algo que, por vezes, se revela escasso quando o esforço surge apenas através do empreendedor. As incubadoras apresentam-se como uma solução por serem um instrumento de desenvolvimento de empresas. Existe, contudo, pouca informação ao nível de estudos sobre o processo e serviços de incubação de empresas em Portugal, e se estas influenciam diretamente a dinâmica das empresas Born Global.
Deste modo, o objetivo fundamental deste estudo é colmatar lacunas na literatura através da análise do funcionamento do processo de internacionalização das Born Global. Adicionalmente pretende-se analisar quais os recursos cruciais para tal, quais recursos as incubadoras fornecem e se estas efetivamente influenciam o processo de internacionalização.
Palavras-chave: Incubadoras de empresas, Internacionalização, Global Startup, Born Global, Empreendedorismo internacional
Autores:
Pinto, Joana Cruz;
Rua, Orlando Lima. Center for Organisational and Social Studies
Identificadores:
ISBN 978-989-53631-5-5
DOI: https://doi.org/10.56002/ceos.0075b