Digitalização de Negócios: Vantagens e Desvantagens do Empreendedorismo Informal

Autores

  • Raquel Albino ISCAP/P.Porto

DOI:

https://doi.org/10.56002/ceos.0047_cimne_1_2

Resumo

O empreendedorismo informal representa uma grande parte dos negócios, pois existem barreiras à entrada no mercado, no setor formal, que levam os indivíduos a optar por este tipo de empreendedorismo.

O presente artigo tem como finalidade perceber o contexto do empreendedorismo informal, entender quais os motivos para os indivíduos e as empresas escolherem esse caminho, assim como as vantagens e desvantagens do empreendedorismo informal.

Desta forma, foi realizada uma pesquisa em várias bases de dados e aplicou-se certos fatores de inclusão e exclusão, até que ficámos com os artigos mais relevantes. Entre os principais resultados, pode-se destacar que o empreendedorismo informal é mais predominante em países em desenvolvimento e que está muito ligado às características sociodemográficas dos indivíduos. Conclui-se também que as plataformas online, principalmente, as redes sociais, são um canal facilitador do empreendedorismo informal, devido à diminuta necessidade de custos e infraestruturas para iniciar um negócio online.

.

Palavras-chave: Empreendedorismo, Economia Informal, Empreendedorismo Informal, Digitalização, Organização, Europa, Redes Sociais, Online, Internet.

Downloads

Publicado

2022-07-16 — Atualizado em 2022-07-19

Como Citar

Albino, R. (2022). Digitalização de Negócios: Vantagens e Desvantagens do Empreendedorismo Informal. Cadernos De Investigação Do Mestrado Em Negócio Eletrónico, 2(1). https://doi.org/10.56002/ceos.0047_cimne_1_2

Edição

Secção

Artigos de Revisão de Literatura/Estado da Arte