Vol. 2 (2022): Artigos dos alunos da edição 2022 do MNE e alunos Erasmus
Nota Editorial
O mundo pós-COVID-19 é claramente mais digital do que no passado e cursos como o Mestrado em Negócio Electrónico (MNE) são relevantes para capacitar os profissionais do nosso país para pensarem as actividades realizadas on-line ou suportadas em algum momento no digital. Esta revista apresenta trabalhos de investigadores-júnior realizados no contexto da unidade curricular Metodologias de Investigação e Comunicação Científica, que contam com a orientação de professores/investigadores-senior da escola de Ciências Empresariais (ISCAP) do Politécnico do Porto e de outras escolas/faculdades do ensino superior em Portugal.
O digital foi sem sombra de dúvida uma das tábuas de salvação das organizações durante o blackout total do mundo provocado pela pandemia COVID-19. Grande parte das organizações foi forçada a uma transformação digital, de forma a conseguir continuar com as suas actividades. As que já se tinham colocado a caminho puderam dar a resposta de uma forma mais eficaz. Este é sem dúvida um tema importante no contexto mundial e, por isso, no MNE temos vindo a estudá-lo reflectindo-se isso nos trabalhos apresentados nesta edição da nossa revista.
Para além deste tema nota-se como a inteligência artificial (IA) é uma temática que interessa aos estudantes, já que grande parte dos trabalhos se debruça sobre implicações a muitos níveis da utilização de técnicas ou práticas de IA no negócio electrónico. É sem dúvida também um tema na ordem do dia e muito chamativo para os jovens.
Para além destes dois grandes grupos temáticos, há ainda outros trabalhos/estudos sobre práticas de vendas utilizando o espaço das redes social. Os estudantes debruçam-se sobre o tema da publicidade nas redes sociais como influenciadora da compra por impulso ou ainda sobre o papel das compras sociais como uma estratégia de comércio electrónico.
Esta segunda edição da revista revela uma grande dinâmica de trabalho no MNE e, ainda mais importante, uma relação muito forte deste grupo de trabalho da Academia, com o mundo em que vivemos, trabalhando temas actuais e pertinentes que esperamos ajudarão as organizações a posicionarem-se melhor no seu contexto, respondendo melhor aos desafios do mundo. Esperamos que esta edição seja um espaço de partilha de conhecimento, e uma janela para o mundo do trabalho realizado no Mestrado de Negócio Electrónico.
Boas leituras!