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  • Artigos dos alunos da edição 2021 do MNE
    Vol. 1 (2021)

    Nota Editorial

    A primeira edição dos cadernos de investigação em negócio eletrónico surge num ano muito complexo devido à pandemia COVID-19.  O trabalho foi realizado a distância, o que dificultou a tarefa. Mas é na adversidade que se vê a resiliência dos/das estudantes, dos/das docentes, e da própria instituição para enfrentar a adversidade. Sairemos seguramente todos/as mais fortes desta situação.

    Esta edição traz-nos já tópicos relacionados com esta situação em que vivemos, tais como o impacto da situação criada pela pandemia COVID-19 a nível da transformação digital na indústria das bicicletas em Portugal e a inovação que aconteceu desencadeada pela pandemia a nível dos modelos de negócio de comércio eletrónico. Além disso temos ainda tópicos tão variados como o potencial da transformação digital para a valorização do modelo cooperativo, o impacto do Brand Equity na confiança de um utilizador de comércio eletrónico, os FinTechs em Portugal segundo o ponto de vista de várias gerações, a análise dos principais fatores que influenciam o comportamento do consumidor na tomada de decisão de compra em linha, o papel da inteligência artificial na proteção de dados no negócio eletrónico, a experiência da compra em linha de bens de luxo, o impacto do comércio eletrónico na sustentabilidade ambiental, a influência da realidade aumentada na decisão de compra dos clientes, a influência da estratégia digital na performance do private label, o impacto da inteligência artificial no customer jouney, a avaliação de lojas em linha segundo as sete variáveis do User Experience, os eventos digitais e os fatores motivacionais nos seus participantes, os fatores de sucesso dos big data no comércio eletrónico, entre outros.

    Como vemos, os assuntos são variados, mas têm todos um vetor em comum: o negócio eletrónico. Hoje, como nunca antes, sabemos da importância da utilização das tecnologias e da Internet nas atividades e nos negócios das organizações e das comunidades de prática. De fato o negócio eletrónico abriu fronteiras, ofereceu a possibilidade do alcance mundial, da ubiquidade, democratizou o acesso a determinados bens. Além disso, com a criação do mercado livre europeu e de novas infraestruturas tecnológicas, foi possível criar serviços específicos que vieram potenciar o negócio eletrónico, tornando-os mais eficientes, tanto a nível da relação com o cliente final como com os outros stakeholders; um exemplo claro foi a diretiva europeia que veio abrir a terceiros o negócio dos pagamentos eletrónicos, aumentando a competitividade desse sector.

    Mas nem tudo são rosas, e sabemos que não é fácil transformar os negócios de forma a poderem colocar-se em linha. Há toda uma complexidade de situações que exigem novas formas de lidar, de estar e de gerir os negócios. O próprio espaço virtual é diferente do tangível, e obriga a mudanças para por exemplo expor produtos, ou para as organizações se fazerem notar nessa selva que é a Web.

    Outra questão muito importante é a segurança cibernética, sem ela podemos colocar em risco todo o esforço financeiro e humano de uma organização, e no limite, colocar em risco a própria organização e o seu negócio.

    No Mestrado em Negócio Eletrónico (MNE) do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Instituto Politécnico do Porto interessa-nos estudar este contexto do negócio eletrónico do ponto de vista dos sistemas de informação nas organizações e na sociedade. O negócio eletrónico é de facto um contexto cheio de potencial de estudo.

    Estamos ainda agora a começar, e temos muita vontade de trabalhar com estes/as investigadores/as-júnior, alunos/as do MNE, proporcionando-lhes contextos diversos de investigação no nosso centro de investigação CEOS.PP [1], um espaço onde podem interagir com investigadores/as-sénior de várias áreas.

    Esta primeira edição destes cadernos de investigação é um esforço conjunto de docentes e estudantes do MNE. Todos/as, sem exceção, se envolveram na escrita e revisão dos artigos. É um exercício que simula as atividades de uma revista científica, um ambiente controlado que nos permite assim criar um espaço de aprendizagem para os investigadores-júnior.

    Resta-nos desejar boas leituras!

    (A equipa editorial)

    [1] https://ceos.iscap.ipp.pt/

  • Artigos dos alunos da edição 2022 do MNE e alunos Erasmus
    Vol. 2 (2022)

    Nota Editorial

    O mundo pós-COVID-19 é claramente mais digital do que no passado e cursos como o Mestrado em Negócio Electrónico (MNE) são relevantes para capacitar os profissionais do nosso país para pensarem as actividades realizadas on-line ou suportadas em algum momento no digital. Esta revista apresenta trabalhos de investigadores-júnior realizados no contexto da unidade curricular Metodologias de Investigação e Comunicação Científica, que contam com a orientação de professores/investigadores-senior da escola de Ciências Empresariais (ISCAP) do Politécnico do Porto e de outras escolas/faculdades do ensino superior em Portugal.

    O digital foi sem sombra de dúvida uma das tábuas de salvação das organizações durante o blackout total do mundo provocado pela pandemia COVID-19. Grande parte das organizações foi forçada a uma transformação digital, de forma a conseguir continuar com as suas actividades. As que já se tinham colocado a caminho puderam dar a resposta de uma forma mais eficaz. Este é sem dúvida um tema importante no contexto mundial e, por isso, no MNE temos vindo a estudá-lo reflectindo-se isso nos trabalhos apresentados nesta edição da nossa revista.

    Para além deste tema nota-se como a inteligência artificial (IA) é uma temática que interessa aos estudantes, já que grande parte dos trabalhos se debruça sobre implicações a muitos níveis da utilização de técnicas ou práticas de IA no negócio electrónico. É sem dúvida também um tema na ordem do dia e muito chamativo para os jovens.

    Para além destes dois grandes grupos temáticos, há ainda outros trabalhos/estudos sobre práticas de vendas utilizando o espaço das redes social. Os estudantes debruçam-se sobre o tema da publicidade nas redes sociais como influenciadora da compra por impulso ou ainda sobre o papel das compras sociais como uma estratégia de comércio electrónico.

    Esta segunda edição da revista revela uma grande dinâmica de trabalho no MNE e, ainda mais importante, uma relação muito forte deste grupo de trabalho da Academia, com o mundo em que vivemos, trabalhando temas actuais e pertinentes que esperamos ajudarão as organizações a posicionarem-se melhor no seu contexto, respondendo melhor aos desafios do mundo. Esperamos que esta edição seja um espaço de partilha de conhecimento, e uma janela para o mundo do trabalho realizado no Mestrado de Negócio Electrónico.

    Boas leituras!