• VII Conferência Investigação e Intervenção em Recursos Humanos

    Gestão de pessoas: uma função em mudança

Workshops

 

 

WORKSHOP - Dia 6 de abril - 16h30/18h30

Análise de Dados Qualitativos com o webQDA na Gestão de Recursos Humanos

    ANTÓNIO PEDRO COSTA

 

Este workshop tem por finalidade permitir o contacto entre investigadores ou interessados em aceder a conhecimento sustentado sobre análise de dados na investigação qualitativa. Este momento permitirá olhar, por exemplo, para a Gestão de Recursos Humanos, em função do modo como interpreta e percebe os seus desafios. São objetivos deste workshop: 

   - Auxiliar os investigadores a lidar com dados não numéricos e não estruturados em análise qualitativa; 

   - Capacitar para a utilização de software de análise qualitativa webQDA (www.webqda.net); 

   - Discutir como esta ferramenta (webQDA) pode ser usada em diversas metodologias de investigação e conjuntamente com outras ferramentas. 

 

Nota Biográfica: 

António Pedro Costa é o diretor da empresa ludomedia (www.ludomedia.pt) que tem como atividade prioritária o desenvolvimento de software. É um dos investigadores do software de apoio à análise qualitativa webQDA (www.webqda.net), área em que tem publicados, em co-autoria, diversos artigos em congressos nacionais e internacionais, artigos em revistas e capítulos de livros. É o Coordenador do Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa e do International Symposium on Qualitative Research (www.ciaiq.org). É membro do working group 1: “Theory, analysis and models of peer review” da acção COST “New Frontiers of Peer Review” (http://www.peere.org/). Paralelamente, é Professor Auxiliar no ISLA e na ULP, em que lecciona Unidades Curriculares de Metodologias de Investigação (1º, 2º e 3º Ciclos). Atualmente, está a desenvolver o Pós-Doutoramento “Implementação e Avaliação de Instrumentos para Análise Qualitativa na Investigação em Educação” na Universidade de Aveiro. É colaborador do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores (LIACC), da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. As suas áreas de investigação contemplam a Investigação Qualitativa e Métodos Mistos, a Interação Homem-Máquina e Desenvolvimento de Recursos Educativos com ênfase no software.   

Contacto: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

     

WORKSHOP - Dia 6 de abril - 14h/16h

Inteligência Emocional na Gestão de Pessoas

       ANA ISABEL LAGE FERREIRA

Usar os conhecimentos sobre como a inteligência emocional pode otimizar a gestão de pessoas é um requisito cada vez menos dispensável para um Gestor de Recursos Humanos. 

Neste workshop vamos falar sobre como funciona o nosso sistema emocional e de que forma podemos desenvolver estratégias que promovam o seu melhor funcionamento; o que nos acontece quando experienciamos emoções negativas e qual o impacto de uma regulação inexistente ou desadequada dessas emoções negativas; como funcionam algumas estratégias de regulação emocional e como podemos usá-las na gestão de pessoas. 

“As emoções são como as toupeiras. Se taparmos um buraco elas acabam por fazer outro noutro lugar”. 

 

Nota biográfica:

A Ana Isabel Lage Ferreira como psicóloga, sempre lhe interessou a forma como as pessoas se desenvolvem e como a comunicação pode facilitar, ou impedir esse processo. Considera que a possibilidade de nos desenvolvermos é, ao mesmo tempo, uma bênção e uma maldição. Bênção porque nos permite melhorar e maldição porque nos obriga a melhorar. 

Ao longo dos quase 20 anos da sua carreira, trabalhou em contextos comunitários, clínicos e educativos. Fundou e coordenou o Gabinete de Apoio ao Estudante do Instituto Politécnico do Porto entre 2002 e 2010 e foi docente convidada na Escola Superior de Educação na formação de professores. Desenvolveu inúmeros projetos de formação em diferentes contextos educativos, de saúde e empresariais nas áreas de comunicação, relações interpessoais, liderança e gestão de conflitos. 

Para além da licenciatura em Psicologia pela U.Porto e do Mestrado em Psicologia Escolar U.Minho, completou a maior parte do trabalho de Doutoramento em Psicologia no ISCTE (Inteligência Emocional). É formadora certificada pelo IEFP, pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua e pela Universidade Dale Carnegie Internacional para a área das relações interpessoais e liderança.

Contactos: www.isabellage.com; Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.;
pt.linkedin.com/in/anaif;  965644420

 

WORKSHOPS COM OS CONFERENCISTAS

   

WORKSHOP I - Dia 7 - 17h/20h

Modelo do Institute For Transformational Leadership para a Transformação Organizacional

    RUBEN LLOP


O objetivo geral do workshop é compreender de maneira práctica o modelo IfTL de transformação organizacional.

Mais especificamente, pretende-se que os participantes compreendam de maneira prática:

1 - O compromisso e liderança individual
2 - A relevância das equipas de elevado desempenho
3 - A gestão por processos e projetos
4 - O impacto dos resultados na organização
5 - O papel chave da Alta Direção

 

Nota biográfica 

Ruben Llop tem 3 doutoramentos (Química, Gestão e Filosofia), várias passagens pelas mais prestigiadas escolas de negócios do mundo (IESE, INSEAD, Harvard, EADA, Stanford, etc), foi administrador de várias empresas em 4 continentes (uma delas a EDP) e agora criou a sua própria empresa Blue Onion.

É um comunicador excepcional e tem uma leitura visionária da realidade empresarial.

Embora tenha uma formação académica extraordinária, nos seus 55 anos de idade percepciona-se mais como um profissional e um empreendedor ao serviço do desenvolvimento de pessoas, equipas, organizações e comunidades.

     

WORKSHOP II - Dia 7 - 17h/20h

Critérios e Instrumentos de Avaliação dos Riscos Psicossociais para Gestores de Recursos Humanos

    Josep María Blanch


O objetivo geral do workshop é conhecer e dominar instrumentos de avaliação dos riscos psicossociais  nas organizações.

 

 

Mais especificamente, pretende-se que os participantes compreendam de maneira prática:

1- Os critérios de selecção dos instrumentos
2- Diferentes instrumentos de medida de riscos psicossociais
3- A interpretação dos resultados dos instrumentos de medida

 

Nota biográfica

Doutor em Psicologia e Diploma em Ciências Sociais, é professor na UAB (Universitat Autònoma de Barcelona) desde 1976 e professor Catedrático de Psicologia Social Aplicada desde 1992.

Tem ministrado cursos e seminários de doutoramento e de pós-graduação em 30 universidades da América Latina e em 12 europeias. Trabalhou como professor contratado em UB (Universidade de Barcelona), nas faculdades de Ciências Sociais e Serviço Social do Instituto Superior ICESB e na Escola da Polícia da Catalunha. Foi Co-Promotor (em 1985) e é Presidente (desde 1991) da ONG Fundação Font Picant. Tem trabalhado como consultor para agências governamentais em Barcelona, Catalunha, Espanha, Europa e América Latina.

Dirige os grupos de pesquisa PETRO (Pessoas que Trabalham em Organizações) e WONPUM (Working under New Public Management) e faz parte da equipa de pesquisa brasileira GT ANPEPP Trabalho e Saúde.

 

Publicou vários livros, artigos, capítulos e relatórios técnicos sobre qualidade de vida no trabalho, saúde ocupacional, riscos psicossociais no trabalho e nova gestão publica.

 

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