Modelos de reputação no Comércio Elet´ronico

Uma revisão sistemática da literatura

Autores

  • Marta Coelho ISCAP/P.Porto
  • Maria José Angélico CEOS.PP, Politécnico do Porto, ISCAP
  • Rui Humberto Pereira CEOS.PP, Politécnico do Porto, ISCAP

DOI:

https://doi.org/10.56002/ceos.0061_cimne_1_2

Palavras-chave:

E-commerce, Segurança, Privacidade , Modelos de reputação

Resumo

A Era Digital é o presente, e ninguém pode negar isso. Esta Era trouxe consigo uma transformação digital na maioria dos setores de atividade. O e-commerce não foi exceção, confrontando-nos com novos desafios como a necessidade premente de ter confiança em novos compradores, fornecedores, clientes, parceiros de negócio ou investidores, uma necessidade crucial, mas não propriamente fácil de ultrapassar. Assim, o plano do estudo é sistematizar o conhecimento que existe sobre os modelos de reputação em estudos de comércio eletrônico nas bases de dados Scopus e WoS e no navegador Google Scholar. Adotou-se uma abordagem sistemática na realização da revisão da literatura. Os resultados demonstram que, além de se identificar alguns indicadores presentes nos modelos de reputação, conclui-se também que a utilização desses modelos podem ajudar a melhorar o nível de segurança aos compradores e vendedores, com o objetivo de aumentar o nível de confiança dos participantes, ao mitigar os problemas conhecidos como o Collusion , ataques Sybil, lavagem de dinheiro e prevenção de fraudes on-line, que vão desde o preenchimento de más avaliações a insultos. 

Esses problemas de segurança e fraude são críticos porque a confiança dos utilizadores é comumente baseada em modelos de reputação, e muitos desses modelos atuais não são imunes a eles, comprometendo assim o crescimento do comércio eletrónico. 

Downloads

Publicado

2022-07-16 — Atualizado em 2022-07-19

Como Citar

Coelho, M., Angélico, M. J., & Pereira, R. H. (2022). Modelos de reputação no Comércio Elet´ronico: Uma revisão sistemática da literatura. Cadernos De Investigação Do Mestrado Em Negócio Eletrónico, 2(1). https://doi.org/10.56002/ceos.0061_cimne_1_2

Edição

Secção

Artigos de Revisão de Literatura/Estado da Arte