Modelos de reputação no Comércio Elet´ronico
Uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.56002/ceos.0061_cimne_1_2Palavras-chave:
E-commerce, Segurança, Privacidade , Modelos de reputaçãoResumo
A Era Digital é o presente, e ninguém pode negar isso. Esta Era trouxe consigo uma transformação digital na maioria dos setores de atividade. O e-commerce não foi exceção, confrontando-nos com novos desafios como a necessidade premente de ter confiança em novos compradores, fornecedores, clientes, parceiros de negócio ou investidores, uma necessidade crucial, mas não propriamente fácil de ultrapassar. Assim, o plano do estudo é sistematizar o conhecimento que existe sobre os modelos de reputação em estudos de comércio eletrônico nas bases de dados Scopus e WoS e no navegador Google Scholar. Adotou-se uma abordagem sistemática na realização da revisão da literatura. Os resultados demonstram que, além de se identificar alguns indicadores presentes nos modelos de reputação, conclui-se também que a utilização desses modelos podem ajudar a melhorar o nível de segurança aos compradores e vendedores, com o objetivo de aumentar o nível de confiança dos participantes, ao mitigar os problemas conhecidos como o Collusion , ataques Sybil, lavagem de dinheiro e prevenção de fraudes on-line, que vão desde o preenchimento de más avaliações a insultos.
Esses problemas de segurança e fraude são críticos porque a confiança dos utilizadores é comumente baseada em modelos de reputação, e muitos desses modelos atuais não são imunes a eles, comprometendo assim o crescimento do comércio eletrónico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos de Investigação do Mestrado em Negócio Eletrónico
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Por favor, ver termos de licença aqui.