Desafios da Privacidade nos Assistentes Virtuais Pessoais

Autores

  • Diana Silva ISCAP, Politécnico do Porto
  • Mariana Curado Malta Centro Algoritmi - Universidade do Minho
  • Paulo Alves de Sousa de Vasconcelos CEOS.PP - Politécnico do Porto

DOI:

https://doi.org/10.56002/ceos.0056_cimne_1_2

Palavras-chave:

privacidade, inteligência artificial, assistente virtual pessoal, utilizador, riscos, desafios

Resumo

Este artigo apresenta os desafios de privacidade existentes na utilização de dispositivos de assistentes virtuais pessoais.

Como tal, foi realizada uma revisão de literatura utilizando as seguintes bases bibliográficas: EBSCOhost e Google Scholar (Google Académico).

Constatou-se que existem vários riscos na utilização de dispositivos com assistentes virtuais pessoais, os quais podem ser desencadeados por vários motivos, desde falhas mecânicas; falhas de software; falhas na cloud, nomeadamente na conexão do dispositivo à Internet; falta de meios de autenticação e autorização fortes; falta de conhecimento e consciencialização dos utilizadores para os perigos e falta de transparência das empresas com os seus clientes na forma como são tratados e armazenados os seus dados e informações privadas.

Em termos de implicações práticas, foi importante identificar que estratégias, comportamentos e atitudes é necessário implementar para superar os desafios apontados pelos autores identificados ao longo do documento.

Downloads

Publicado

2022-07-16 — Atualizado em 2022-07-19

Como Citar

Silva, D., Curado Malta, M., & Alves de Sousa de Vasconcelos, P. (2022). Desafios da Privacidade nos Assistentes Virtuais Pessoais. Cadernos De Investigação Do Mestrado Em Negócio Eletrónico, 2(1). https://doi.org/10.56002/ceos.0056_cimne_1_2

Edição

Secção

Artigos de Revisão de Literatura/Estado da Arte