A utilização de chatbots no e-commerce

Autores

  • João Coelho ISCAP Politécnico do Porto

Palavras-chave:

e-commerce, e-business, chatbot, experiência do cliente, comércio conversacional, comportamento do consumidor

Resumo

Devido ao crescimento exponencial que o comércio eletrónico tem experienciado nestes últimos anos e, potencializado ainda mais pela pandemia Covid – 19, o consumidor tradicional tem vindo cada vez mais a optar pelo e-commerce.
Como tal, os e-business procuram continuamente uma forma de melhorar o seu serviço, tornando – o mais simples e acessível para o consumidor, tentando proporcionar uma experiência user friendly. É neste cenário que os assistentes virtuais, mais especificamente os chatbots, entram em ação, provando ser uma opção simples, barata e prática de criar esta experiência user friendly, sendo que estão disponíveis 24 horas por dia, requerendo pouca ou nenhuma manutenção e sendo ainda capazes de aprenderem com as suas experiências e adaptando – se ao cliente em questão através de técnicas como o conversational commerce.

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Publicado

2025-05-11

Como Citar

Coelho, J. (2025). A utilização de chatbots no e-commerce. Cadernos De Investigação Do Mestrado Em Negócio Eletrónico, 3. Obtido de https://iscap.pt/edicoesceos/index.php/mne-rj/article/view/325

Edição

Secção

Artigos de Revisão de Literatura/Estado da Arte