Motivos para o Veganismo e a Influência das Mídias Sociais

Autores

  • Lisa Horn Georg-August Universität Göttingen
  • Mirabela-Andreea Budulan
  • Mirela Loghin

DOI:

https://doi.org/10.56002/ceos.0067_cimne_1_2

Palavras-chave:

Vegan, Consumer Behavior, Social Networks, Lifestyle, Diet

Resumo

O veganismo é uma escolha de estilo de vida e um movimento que se está a tornar cada vez mais popular, especialmente com o uso das redes sociais. O número de pessoas que decidem tornar-se vegan está a crescer e a própria decisão está a ser influenciada por vários factores. Quer sejam intrínsecos ou extrínsecos, o objectivo deste estudo foi identificar quais são os motivos mais comuns quando se trata desta decisão. Outro objectivo era analisar a influência dos meios de comunicação social no seguimento de uma dieta vegana. Foi realizado um questionário em linha no início de Maio de 2022. O grupo-alvo foi representado por pessoas que seguem uma dieta vegana, tendo 34 participantes sido considerados nos resultados. Três motivos foram os mais mencionados: bem-estar animal (76,5% dos inquiridos), aspectos de saúde (73,5% dos inquiridos) e preocupações ambientais (41,2% dos inquiridos). Uma pergunta aberta revelou que os aspectos de bem-estar e saúde foram considerados como o principal motivo para seguir uma dieta vegetariana (32,4% dos inquiridos). O estudo também revela vários conhecimentos sobre a utilização de veganos nas redes sociais. Estão principalmente interessados em conteúdos relacionados com a alimentação e a saúde e utilizam as plataformas para se informarem sobre o veganismo. Os resultados da investigação implicam que os veganos que utilizam frequentemente as redes sociais são frequentemente motivados por factores relacionados com a saúde. O estudo oferece pontos de partida interessantes para futuras pesquisas sobre o veganismo.

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Publicado

2022-07-16 — Atualizado em 2022-07-19

Como Citar

Horn, L., Budulan, M.-A., & Loghin, M. (2022). Motivos para o Veganismo e a Influência das Mídias Sociais. Cadernos De Investigação Do Mestrado Em Negócio Eletrónico, 2(1). https://doi.org/10.56002/ceos.0067_cimne_1_2