O desenvolvimento da micro mobilidade e os seus desafios para o Porto
DOI:
https://doi.org/10.56002/ceos.0064_cimne_1_2Palavras-chave:
Biking, Porto, Cycle lanes, Bike lanes, Portugal, cycle economics, cycling benefits, Bike culture, Micro-mobility, challenges for micro mobilityResumo
Nos últimos anos, as pessoas têm-se tornado cada vez mais conscientes da crise das alterações climáticas e as cidades têm-se tornado mais povoadas. Também o transporte de veículos abastecidos se tornou muito mais caro, ineficiente e incómodo, uma vez que o combustível se tornou muito mais caro, bem como os automóveis, as estradas utilizadas pelos automóveis têm de ser mantidas com mais frequência e também a poluição atmosférica e sonora causada principalmente pelos automóveis mudou a ideia de transporte para o público em geral.
Para resolver este problema, governos e municípios em todo o mundo têm procurado soluções para dar aos seus cidadãos diferentes possibilidades de substituir o automóvel por outros tipos de transporte, como dar mais espaço aos peões, transportes públicos ou transportes de micro-mobilidade. Neste artigo, vamos centrar a nossa atenção na micro-mobilidade e especialmente na sua situação no Porto como vindo de outros países, temos ficado intrigados com a falta de pistas para bicicletas e a simpatia da cidade para com a micro-mobilidade. Sendo nós próprios maioritariamente utilizadores de bicicletas nas nossas cidades de origem, queríamos compreender porque é que a micro-mobilidade não se desenvolveu tanto no Porto como noutras cidades da Europa ou mesmo como as suas cidades vizinhas, como Aveiro. Além disso, os benefícios sociais do aumento da micro-mobilidade e a sua melhoria não só na economia da cidade, mas também na qualidade de vida dos seus cidadãos, foram destacados por cidades de toda a Europa e a sua utilização como exemplo ajudaria o Porto a desenvolver uma infra-estrutura urbanística segura e saudável que melhoraria muito a cidade do Porto em todos os seus sentidos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos de Investigação do Mestrado em Negócio Eletrónico
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Por favor, ver termos de licença aqui.