IMPLICAÇÕES DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS INDIVÍDUOS DAS DIFERENTES GERAÇÕES

Autores

  • Ana Sanches Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra
  • Ana Pinto Instituto Politécnico de Castelo Branco
  • Sara Nunes Instituto Politécnico de Castelo Branco

DOI:

https://doi.org/10.56002/ceos.0117b

Palavras-chave:

Emoções, Inteligência Emocional, Gerações, Qualidade de Vida no Trabalho

Resumo

A Inteligência Emocional (IE) e a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) são duas variáveis bastamente estudadas, quer individualmente e quer em conjunto. No entanto, o número de estudos que analisam as suas relações com a geração de cada indivíduo e como isso pode influenciar os seus modos de estar e de pensar dentro de uma organização ainda são escassos. O objetivo deste estudo é o de analisar a IE nas diferentes gerações e o impacto que esta tem na QVT de cada indivíduo. Para medir a IE foi utilizada a Escala de Avaliação de Emoções (EIES) de Schutte, Malouff, Hall, Haggerty, Cooper, Golden e Dornheim (1998), traduzida e validada para a população portuguesa por Vicente (2014). Para avaliar a QVT foi utilizada a Escala de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho desenvolvida por Rueda et al, em 2013, que teve por base as oito dimensões do Modelo de Walton de 1973. A amostra deste estudo é constituída por 316 participantes, repartidos, de diferentes formas, pelas quatro gerações em estudo. Verificou-se que as dimensões da Escala da Inteligência Emocional são estatisticamente significativas em relação às dimensões da Escala da Qualidade de Vida no Trabalho, além disso, todas estas correlações são positivas e influenciam-se mutuamente, sempre que uma variável aumenta, a outra aumenta também.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Sanches, A. ., Pinto, A., & Nunes, S. (2024). IMPLICAÇÕES DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS INDIVÍDUOS DAS DIFERENTES GERAÇÕES. Coimbra Business Review, (2), 18–35. https://doi.org/10.56002/ceos.0117b