Business Intelligence como driver da Análise de Indicadores Académicos
DOI:
https://doi.org/10.56002/ceos.0048_cimne_1_2Palavras-chave:
Business Intelligence, Business Analytics, Business Intelligence nas Instituições de Ensino Superior, Indicadores AcadémicosResumo
O presente artigo aborda o business intelligence sob a perspetiva da sua utilidade enquanto driver para a análise de indicadores académicos. Sendo este um conceito de relevo no campo da análise de dados e do apoio ao processo de tomada de decisão, pretende-se demonstrar os benefícios da implementação de um modelo concetual de business intelligence numa instituição académica.
De forma a atingir esse objetivo principal, é realizada uma introdução de conceitos para estabelecer uma base de conhecimento para o leitor e clarificar o espectro de investigação que se pretende trabalhar. De seguida, é apresentada a metodologia utilizada na criação deste artigo, quais os resultados obtidos e qual a análise crítica que é feita da investigação produzida.
Este artigo tem por base uma metodologia narrativa, assente num levantamento bibliográfico extenso, sendo em seguida selecionados vários autores relevantes para o tema segundo os critérios estabelecidos. Apresenta-se, depois, uma revisão literária a partir de uma perspetiva de abordagem inicial e não exaustiva, onde se expõem diferentes visões da aplicação do business intelligence, especificamente em contextos académicos.
Verifica-se a existência de melhorias positivas nos casos em que estes modelos são aplicados, e as conclusões daqui retiradas servirão de base para a construção e implementação de um modelo concetual de business intelligence que ofereça suporte à gestão de um centro de estudos investigativos num contexto académico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos de Investigação do Mestrado em Negócio Eletrónico
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Por favor, ver termos de licença aqui.