Business Intelligence como driver da Análise de Indicadores Académicos

Autores

  • Bruno Dias ISCAP/P.Porto
  • Célia Gonçalves
  • Manuel Silva

DOI:

https://doi.org/10.56002/ceos.0048_cimne_1_2

Palavras-chave:

Business Intelligence, Business Analytics, Business Intelligence nas Instituições de Ensino Superior, Indicadores Académicos

Resumo

O presente artigo aborda o business intelligence sob a perspetiva da sua utilidade enquanto driver para a análise de indicadores académicos. Sendo este um conceito de relevo no campo da análise de dados e do apoio ao processo de tomada de decisão, pretende-se demonstrar os benefícios da implementação de um modelo concetual de business intelligence numa instituição académica.

De forma a atingir esse objetivo principal, é realizada uma introdução de conceitos para estabelecer uma base de conhecimento para o leitor e clarificar o espectro de investigação que se pretende trabalhar. De seguida, é apresentada a metodologia utilizada na criação deste artigo, quais os resultados obtidos e qual a análise crítica que é feita da investigação produzida.

Este artigo tem por base uma metodologia narrativa, assente num levantamento bibliográfico extenso, sendo em seguida selecionados vários autores relevantes para o tema segundo os critérios estabelecidos. Apresenta-se, depois, uma revisão literária a partir de uma perspetiva de abordagem inicial e não exaustiva, onde se expõem diferentes visões da aplicação do business intelligence, especificamente em contextos académicos.

Verifica-se a existência de melhorias positivas nos casos em que estes modelos são aplicados, e as conclusões daqui retiradas servirão de base para a construção e implementação de um modelo concetual de business intelligence que ofereça suporte à gestão de um centro de estudos investigativos num contexto académico.

Downloads

Publicado

2022-07-16 — Atualizado em 2022-07-19

Como Citar

Dias, B., Gonçalves, C., & Silva, M. (2022). Business Intelligence como driver da Análise de Indicadores Académicos. Cadernos De Investigação Do Mestrado Em Negócio Eletrónico, 2(1). https://doi.org/10.56002/ceos.0048_cimne_1_2

Edição

Secção

Artigos de Revisão de Literatura/Estado da Arte