Fatores de sucesso do big data no negócio eletrónico: revisão narrativa de literatura
DOI:
https://doi.org/10.56002/ceos.0029_cimne_1_1Palavras-chave:
big data, negócio eletrónico, modelo de maturidade, fatores de sucessoResumo
O crescimento das redes sociais, o aumento na procura do negócio eletrónico e o uso cada vez mais frequente de dispositivos móveis provocou um aumento drástico na quantidade de dados que as organizações têm disponíveis e que podem ser utilizados como uma fonte de vantagem competitiva. As tomadas de decisão baseadas em dados são cada vez mais importantes, o que provoca um crescente interesse no big data. O big data refere-se a grandes conjuntos de dados caraterizados por grandes volumes e variedade, tendo como origem diversas fontes e sendo gerados a alta velocidade.
O fenómeno big data está a provocar alterações no mundo dos negócios e a estimular as empresas de negócio eletrónico a utilizar todos estes dados para fazer análise em tempo real de maneira a melhorar áreas como o marketing, os sistemas de pagamento, a logística e os processos de gestão.
Os modelos de maturidade de big data permitem que uma organização tenha os seus métodos e processos avaliados de maneira a puder fazer uma melhoria continua, obter vantagens competitivas e melhorar a sua posição no mercado. O objetivo deste artigo foi perceber quais são os fatores de sucesso da adoção de modelos de maturidade de big data no contexto do negócio eletrónico.
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