Inovação e modelos de negócio de Comércio eletrónico despoletados pela pandemia: revisão narrativa de literatura

Autores

  • Diana Rocha ISCAP
  • José Agostinho Sousa Pinto CEOS.PP, ISCAP, P.PORTO
  • Cristina Guimarães INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência

DOI:

https://doi.org/10.56002/ceos.0041_cimne_1_1

Palavras-chave:

E-Commerce, Covid-19, trends, responsible innovation, ethics, e-business

Resumo

A Internet constitui-se como um canal de compras importante, em que o crescimento se regista tanto em número de utilizadores como em vendas. O seu contínuo crescimento contribuiu para que as empresas compreendessem a possibilidade da sua utilização como meio de realizar negócios e modificassem a forma como desempenham as suas atividades económicas, contribuindo para o crescimento do E-Commerce, principalmente em tempos de pandemia.

               É neste âmbito que surge o presente estudo que teve como objetivo analisar a migração/transformação dos modelos de negócio e outros tipos de inovações ligadas ao E-Commerce por adaptação à situação pandémica a que estamos sujeitos.

O objetivo deste estudo é caraterizar o E-Commerce mediante as várias tendências durante o Covid-19, uma vez que este foi um fator de incremento nestes moldes eletrónicos. Para além de caraterizar o ambiente mencionado em cima, será feita uma referência às dimensões de inovação responsável, problemática associada ao tema, fazendo assim um breve resumo sobre a sua identidade e dimensões.

               Hoje, mais que nunca, o “digital” é um canal de compras importante, tanto para os utilizadores como para os vendedores, contribuindo assim para que as empresas o utilizem como meio de realização de negócios e mudança das formas como desempenham as suas atividades económicas, principalmente em tempos de pandemia, o E-Commerce contribuiu, em grande maioria, para o crescimento das empresas.

Downloads

Publicado

2021-07-03

Como Citar

Rocha, D., Sousa Pinto, . J. A., & Guimarães , C. . (2021). Inovação e modelos de negócio de Comércio eletrónico despoletados pela pandemia: revisão narrativa de literatura. Cadernos De Investigação Do Mestrado Em Negócio Eletrónico, 1(1). https://doi.org/10.56002/ceos.0041_cimne_1_1

Edição

Secção

Artigos de Revisão de Literatura/Estado da Arte