Proteção de Dados no e-business: o papel da Inteligência Artificial
DOI:
https://doi.org/10.56002/ceos.0034_cimne_1_1Palavras-chave:
Comércio Eletrónico; Inteligência Artificial; RGPD; Proteção de Dados; Privacidade; CibersegurançaResumo
Esta investigação analisa qual o papel da Inteligência Artificial na proteção de dados e-business, portanto, analisa quais os contributos e aplicações destas tecnologias para a segurança dos dados.
Desde a origem do conceito de Negócio Eletrónico e sua utilização, que questões acerca da privacidade e proteção de dados do consumidor têm sido levantadas. O Negócio Eletrónico, ou seja, a compra de produtos ou serviços online, teve início no final do séc.XX, e desde então que a Inteligência Artificial está presente no mesmo. Ainda que na altura fosse uma tecnologia mais fraca, era possível ver aplicações de Inteligência Artificial no negócio eletrónico desde os seus primórdios. A importância não é apenas proteger os dados, mas também desenvolver tecnologias que permitam a prevenção dos mesmos. Posto isto, existem diversas tecnologias baseadas em Inteligência Artificial que permitem detetar e impedir estes ataques, sendo esta proteção uma medida da cibersegurança.
No entanto, a proteção começa também na legislação. Para tal, o novo Regulamento Geral da Proteção de Dados apresenta recomendações aplicadas não só a todos os estados-membro da União Europeia, como também a todas as organizações que recolham dados na EU, ainda que não seja a sua localização.
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