A experiência de compra on-line e a imagem das marcas de luxo

Autores

  • Ricardo Oliveira ISCAP - Politécnico do Porto
  • Inês Veiga Pereira CEOS.PP, ISCAP, P.PORTO

DOI:

https://doi.org/10.56002/ceos.0040_cimne_1_1

Resumo

Transitar de um ambiente de comércio tradicional para um ambiente de e-commerce é algo que já muitas marcas fizeram, no entanto, esta transição pode ser delicada no contexto de uma marca de luxo. A experiência de compra on-line, num segmento de mercado tão específico como é o luxo, pode ter um papel influenciador na imagem das marcas.

O principal objetivo deste estudo é encontrar uma problemática para investigação através da revisão dos aspetos mais relevantes, teorias, controvérsias sobre luxo, e-commerce e experiência do consumidor.

O luxo é visto como um sinal icónico de exclusividade, estatuto, riqueza e poder daquele que o usa. O luxo tem sido alvo de bastante desejo o que levou a que os modelos de negócios evoluíssem, sendo possível definir vários níveis de luxo: luxo acessível, luxo intermédio e luxo inacessível. No contexto de marca a definição de luxo deriva na perspetiva do consumo ou do produto.

Podemos considerar e-commerce como a ação de vender bens ou serviços através da Internet ou então como um processo de distribuição de bens e serviços por intermédio de meios eletrónicos.

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Publicado

2021-07-03

Como Citar

Oliveira, R., & Veiga Pereira, I. (2021). A experiência de compra on-line e a imagem das marcas de luxo. Cadernos De Investigação Do Mestrado Em Negócio Eletrónico, 1(1). https://doi.org/10.56002/ceos.0040_cimne_1_1

Edição

Secção

Artigos de Revisão de Literatura/Estado da Arte