Efeitos das tecnologias de realidade virtual e aumentada no setor do turismo: uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.56002/ceos.0060_cimne_1_2Palavras-chave:
Realidade Aumentada; Realidade Virtual; Setor Turístico; Satisfação Turística; Impacto; EfeitosResumo
O presente artigo pretende mostrar os efeitos das tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual no setor do turismo, analisando, para isso, a influência destas tecnologias no comportamento do turista como cliente, no ponto de vista dos profissionais do setor e nos próprios destinos e instituições turísticas. Para esta finalidade, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, com recurso a 12 artigos científicos. Apresentaram-se aqui algumas limitações como o facto de existir um número muito reduzido de artigos que abordem as duas tecnologias em simultâneo.
Como contributo teórico, pretende-se então abordar num só artigo as tecnologias de realidade virtual e aumentada em simultâneo, comparando os efeitos das mesmas num único setor, o setor do turismo. A nível prático, os negócios turísticos podem perceber a agregação de valor destas tecnologias no seu marketing, principalmente, e no próprio produto turístico, aumentando a satisfação do turista e a diminuição de deceção do mesmo.
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