Inovação e Digitalização de Processos: Vantagens da implementação de Lojas Online no Setor Automóvel
DOI:
https://doi.org/10.56002/ceos.0055_cimne_1_2Palavras-chave:
Intenção de compra, Setor Automóvel, Comércio Eletrónico, Carros usados, Automóveis, CarPlus, Estudo de Caso, Inovação, Resistência, Satisfação, Fidelização, Confiança Online, Comportamento do consumidor online, Compra online, Loja Online, Jornada do Consumidor, Customer Experience, Brand Equity, Brand ExperienceResumo
O mercado automóvel surge como objeto de análise dadas as suas especificidades e, por ser um dos setores que atravessa uma profunda transformação digital. Marcas em Portugal como a Hyundai, Caetano Baviera e Peugeot já implementaram as suas lojas online, digitalizando todo o processo de reserva do automóvel, a venda no entanto ainda continua a prevalecer presencialmente, dado que ainda existe alguma resistência e medos associados a este tipo de inovação e, sobretudo, à segurança desta transação comercial.
Para tornar a investigação mais relevante foi selecionada a CarPlus, marca de carros usados em Portugal, enquanto estudo de caso. Foi realizada uma primeira abordagem à respetiva empresa sobre o interesse e relevância deste estudo, que mais tarde resultou na partilha de dados referentes ao desempenho da sua loja online, através do acesso direto ao Google Analytics e ao Data Studio.
A motivação deste estudo prende-se com a curiosidade em perceber se uma loja online é efetivamente um canal viável para as marcas de automóveis comercializarem os seus veículos, se a longo prazo a sua implementação têm um impacto positivo e evidente na visibilidade online da marca, nas vendas e no marketing e, ainda compreender os fatores que incentivam e inibem os consumidores portugueses à compra de um automóvel através deste canal.
Encontrado o objetivo geral da investigação, podem avançar-se os objetivos específicos que orientarão a pesquisa e o estudo a realizar. Num primeiro momento procurou-se rever a literatura associada à influência que fatores como o design e a acessibilidade de um website têm no incentivo à compra online, estratégias que conduzem à satisfação e fidelização de clientes na compra de automóveis, condicionantes na intenção de compra online e, perceções de risco associados à segurança e privacidade dos dados online, permitindo concretizar um estudo empírico e formular conclusões que oferecem uma abordagem clara e sucinta sobre o tema.
Pensa-se que com a posterior análise de dados concedidos pela CarPlus, resultado das métricas de performance da loja online, como por exemplo o Custo de aquisição de clientes (CAC), taxa de rejeição, ticket médio, duração média da sessão, número de reservas de veículos, test-drives marcados, páginas de entrada e saída, entre outros, ficará mais claro perceber se a implementação desta loja online teve em termos práticos e quantitativos ganhos positivos nas vendas online e na visibilidade da marca.
Esta investigação tem relevância tanto para académicos como profissionais. Se numa perspetiva académica, o estudo contribuirá para desmistificar as motivações e inseguranças inerentes à compra online de carros usados em Portugal. Numa perspetiva profissional e, feita a análise da loja online da CarPlus, será possível sugerir um conjunto de melhorias a realizar que permitirão otimizar a performance da loja online e a experiência do utilizador.
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