A influência da pandemia da COVID-19 no comércio eletrónico: alterações no processo de compra dos consumidores de retalho online
DOI:
https://doi.org/10.56002/ceos.0057_cimne_1_2Palavras-chave:
Comércio eletrónico, Pandemia COVID-19, Business-to-Consumer, B2C, Comportamento do consumidor online, Retalho onlineResumo
A pandemia da doença COVID-19 surgiu quando o mundo menos esperava e, por isso mesmo, influenciou, quer de forma positiva, como negativa, diversos setores de atividade e indivíduos, em particular o comércio eletrónico e o comportamento dos consumidores online. É importante investigar esta temática, pois é fundamental conhecer os comportamentos dos possíveis clientes de uma loja online, especialmente em épocas de pandemia onde o confinamento em casa é inevitável.
Neste contexto, este artigo visa compreender como é que o período pandémico influenciou o comércio eletrónico e quais foram as mudanças encontradas no processo de compra dos consumidores de retalho online. Para tal, foi realizada uma revisão sistemática da literatura sobre o tema, assim como definidos e explicados os conceitos inerentes à temática: Comércio Eletrónico, Business-to-Consumer, Consumidor, Consumidor online, Comportamento do Consumidor e Comportamento do Consumidor Online. A partir deste estudo, foi possível contextualizar a influência que o período pandémico teve Portugal, no que diz respeito ao comércio eletrónico e ainda, as principais alterações observadas nos consumidores online.
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