Oradores
Alexandra Mendes
Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Mestre em Relações Públicas pela Universidade Fernando Pessoa. Doutoranda em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Docente Convidada no ISCET e no IPAM PORTO. Certificada em Coaching Profissional. Consultora e Formadora de Gestão, Vendas, Liderança e Comunicação. Competent Communicator e Advanced Leadership Bronze pelo Oporto Toastmasters Club. Experiência profissional em Vendas, Auditoria e Revisoria de Contas. As suas paixões: canta num Coro, dança Tango e faz Teatro.
Ana Lima
Docente na área de Marketing e Vendas no Instituto Politécnico do Porto - ISCAP, desde 2007. Doutorada em Marketing e investigadora no CEOS com um trabalho de pesquisa nas áreas do retalho, marketing digital, branding e vendas. Com experiência em áreas de formação e consultoria em Marketing, Vendas e Comunicação.
Artur Moura Queirós
Membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), especialista na área de Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações. Consultor da Ordem dos Psicólogos Portugueses (desde 2015). Criador do SAGAZ um programa de mentoring e voluntariado preventivo, que em 2021, que conta com aproximadamente 300 pessoas empenhadas no desenvolvimento de competências nos mais jovens, com especial incidência na área da gestão de carreira (desde 2013). Fundador e gerente da ALENTO (desde 2012). Em 2005 iniciou a sua actividade nas áreas de Recursos Humanos e Formação, tendo desenvolvido trabalho de Consultoria Organizacional, de Recrutamento e Selecção, de Gestão de Carreira, de Formação e de RVC por conta de outrem. Iniciou o seu percurso profissional em 2001 na área de Produção e Gestão de Eventos, actividade que o apaixona e mantém até hoje. Com formação académica e formativa nas áreas de Psicologia das Organizações e do Trabalho bem como em Turismo, Ordenamento e Gestão de Território. Gosta de viajar e escrever. Em 2021 foi co-autor do livro, Gestão Pessoal de Carreira: Guia Teórico-Prático, editado pela OPP e em 2007 publicou um livro de poesia, Pulsa o Impulso.
Carina Cerqueira
Doutoramento em Tradução e Paratradução, especialização em Tradução Cultural (Universidade de Vigo). Licenciatura e Mestrado em Tradução e Interpretação Especializada (ISCAP/P.PORTO). Membro da comissão científica e investigadora do Centro de Estudos Interculturais (CEI/ISCAP); coordenadora da linha de investigação Comunicação Intercultural (CEI/ISCAP). Investigadora especializada em Interculturalidade; Representação Cultural; Interpretação, Análise e Referencialidade da Arte como Espaço Pedagógico da Culturalidade; Tradução Intersemiótica; Análise Cultural na Literatura Inglesa. Professora Adjunta (ISCAP/P. PORTO). Formadora em Estudos Interculturais Aplicados às Empresas; formadora em Língua Inglesa; formadora em Cultura Inglesa Aplicada às Empresas.
Carlos Lopes
Com 22 anos de experiência na área comercial, a vender algumas das maiores marcas do mundo e a liderar equipas de alta performance em empresas como a Procter&Gamble (bens de consumo), a Coty (beleza de luxo) e a Perrigo (multinacional farmacêutica) onde é atualmente European Comercial Capabilities Director, o Carlos possui uma paixão enorme em criar EXCELÊNCIA COMERCIAL em todas as pessoas com quem contacta. Ele possui uma visão única e em 3 dimensões do que excelência comercial é: 1. Como a pessoa cujo trabalho é vender (que fez durante 18 anos); 2. como quem lidera uma equipa que vende (que o faz desde 2009); 3. Como uma pessoa que treina os outros a serem excelentes em vendas e desenha estratégia para as equipas serem mais competentes (ao que se tem dedicado nos últimos 5 anos). Além disso, o Carlos é um formador e palestrante experiente, liderando mais de 20 workshops com 350 participantes por ano em múltiplos países da Europa.
Célia Talma Gonçalves
Doutorada em Engenharia Informática (FEUP), Mestre em Inteligência Artificial e Ciência de Computadores (FEUP) e licenciada em Matemáticas Aplicadas Ramo Ciência de Computadores (FCUP).
Professora Adjunta em exclusividade do (ISCAP_PPorto) tendo já lecionada m regime de colaboração no ISEP-P.Porto. Investigadora do CEOS.PP e do LIACC-Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores. Directora do Mestrado em Business Intelligence & Analytics e directora da Pós-graduação em Technologies and Informations Systems Management. Lecciona na área das Tecnologias de Informação, Bases de Dados e DataWarehouses (ACCESS, mySQL, ORACLE, SQL SERVER, PowerBI), Text Mining, Inteligência Artificial e Machine Learning. Interesses principais de investigação: Business Intelligence, Artificial Intelligence, Text-Mining, Machine Learning. Possui diversas publicações na área de Text Mining/ Machine Learning e de Business Intelligence. É revisora da revista IET Digital Library, e também do International Journal Expert Systems with Applications (ESWA). Faz parte do Program Committee de diversas conferências Internacionais como a WINDS (Women in Data Science), do PAPIS Latam 2019 - Real-World Machine Learning Stories, e da ICOTTS International Conference on Tourism, Technology and System e da ICITED (International Conference in in Information Technology & Education ). Foi chair do BAAI - Business Applications of Artifical Intelligence 2017 e 2019 que é parte integrante da Conferência de Inteligência Artificial EPIA e organixou o WINDS 2019 a 2021. Orienta e co-orienta diversas teses de Mestrado e Doutoramento.
José Contreras
Formado no ISCAP, tendo concluído o curso Vendas para Mercados Internacionais entrou no segmento de empresas tech. Tendo entrado na E-goi em 2020, já passou por dois departamentos, exercendo três funções diferentes.
Judite Manso
Licenciada em Gestão de Marketing e detentora do Título de Especialista em Marketing desde 2015. É docente nas áreas de Gestão e Marketing em várias instituições do ensino Superior, atividade que acumula com a gestão da sua empresa Energica – academia de formação e consultoria, Lda., e a direção geral no IPRC – Instituto Português de Relações com o Cliente. Paralelamente desenvolve funções de Consultoria e formação nas áreas Comportamental, Comercial, Estratégica, Marketing, desde 2004, em algumas das mais conceituadas PME´s, ramo industrial, comercial e serviços. Dos inúmeros trabalhos e projetos em que tem participado e desenvolvido, destaca-se o projeto LAC – Líder no Atendimento ao Cliente, do qual é criadora e detentora da marca, desde 2009. Este é um projeto internacional, que desenvolveu e implementou em Portugal e que se destina a Certificar a Qualidade da Relação com Cliente.
Marlene Silva
Especialista em Recursos Humanos, Mestre em Tecnologia e Gestão de Sistemas de Informação, Licenciada e Bacharel em Recursos Humanos. Trabalha como Senior Human Resources Manager no Grupo Eurotux, desenvolvendo também atividades como consultora e formadora em GRH. É professora na área de GRH desde 2008 e investigadora do Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto (CEOS.PP).
Tem desenvolvido como autora e co-autora artigos científicos, capítulos de livros, comunicações e manuais pedagógicos.
Paulo Silva de Pombal
Foi presidente da direcção e é actualmente vice-presidente da OV.
Profissionalmente desempenha as funções de “Customer & Project Manager” numa multinacional da indústria farmacêutica, tendo exercido funções no passado de “Comercial Manager”, “Key Account Manager” e de Delegado de Informação Médica, nesta indústria onde trabalha há 24 anos. Colaborou com 4 das TOP10 mundiais.
Foi dinamizador de fóruns e o criador do projeto OPERAÇÃO VOAR MAIS ALTO, eventos em Portugal, de promoção e de divulgação da importância e do VALOR do PROFISSIONAL DE VENDAS. Tendo reunido mais de 3000 Profissionais de Vendas nestes eventos presenciais e virtuais. https://www.youtube.com/@ovsecretariado9620
Nos anos 80 foi oficial da Força Aérea Portuguesa, e nos anos 90 foi quadro na Sonae distribuição, onde exerceu a profissão de chefe de serviços de segurança e onde foi formador a área do atendimento e serviços.
Até perto do ano 2000, trabalhou como vendedor de equipamentos e serviços de telecomunicações empresariais, exercendo também cargos de chefia nas empresas: Beltrónica, Interphone (EUA) e Oni Solutions (Grupo EDP).
Colaborou com artigos na revista Do IT! E num capítulo da 4ª edição do livro Negociar & Vender.
Foi estudante trabalhador em engenharia mecânica, engenharia civil, engenharia química/biológica e gestão, respectivamente no Politécnico de Leiria, no Inst. Superior de Engenharia de Coimbra e na Universidade Aberta.
É certificado em Permaculture Design, pelo Permaculture Research Institute da Austrália.
Tem como lema OV -> H(O)noris (V)erbum, Palavra de Honra.
Sérgio Tavares
Empreendedor Digital na Agência Goweb, Coach na 3Xperformance
Fala sobre estratégia, negócios digitais, empreendedorismo, marketing digital e e-commerce.
Sílvia Eloi
Licenciada em Comércio Internacional e com várias formações na área de logística e cadeia de abastecimento.
Com mais de 20 anos de experiência na área da distribuição, transportes internacionais, soluções integradas de logística na atividade transitária.
Na sua jornada profissional desempenhou várias funções, nomeadamente, gestão operacional de grandes contas e gestão de projetos internacionais de otimização logística para empresas da indústria automóvel e retalho.
Neste momento, ocupa a função de gestora nacional da área de negócio de soluções especializada em Feiras & Eventos, numa das maiores empresas globais de logística.
Programa 2024
14h00 - 14h30
Check in
14h30 - 15h00
Sessão de Abertura - Grande Auditório do ISCAP
15h00 - 16h30
Sessão Temáticas I
+ 10 sessões/salas em simultâneo com temas diferentes onde serão realizadas discussões
aprofundadas sobre temas oportunos e relacionados com as vendas.
16h30 - 17h00
Coffee break
17h00 - 18h30
Sessão Temáticas II
+ 10 sessões/salas em simultâneo serão repetidas, embora com outros participantes.
18h30 - 19h00
Sessão de Encerramento
Grande Auditório do ISCAP
Finalização com uma surpresa.
Your Business on Stage - A Theatre-based Framework for Sales Skills Development (Sessão em Português)
Alexandra Mendes
O Teatro pode ser utilizado como uma metodologia de gestão estratégica, tendo um impacto particularmente concreto nos departamentos de vendas. Considerando a gestão da atividade das Vendas como essencialmente dramatúrgica e teatral, este modelo ajuda a compreender comportamentos e interações, nomeadamente, a forma como os vendedores lidam com as exigências relacionadas com o seu trabalho e como se definem os processos de trabalho centrados no cliente.
Metaverso ao Serviço das Vendas e a Experiência ao Cliente
Ana Lima & Judite Manso
O metaverso começa já a ser uma realidade com relações cada vez mais digitalizadas, O mundo virtual do metaverso traz novas oportunidades para os negócios e marcas, com foco em experiências imersivas e únicas para o consumidor final.
A Melhor Negociação é a que Abre a Porta para as Próximas!
Artur Queirós
“Negociação é um processo de tomada de decisão em conjunto com outras pessoas que é indispensável sempre que não conseguimos atingir os nossos objetivos por nós próprios” Leigh L. Thompson
A Razão e o Coração do Negociador
O Papel Vital da Competência Cultural e Comunicação Intercultural na Internacionalização das Empresas
Carina Cerqueira
Num mundo cada vez mais interligado, as empresas estão a atuar em diversos cenários culturais, exigindo uma compreensão profunda da competência cultural e de uma comunicação intercultural eficaz. Nesta apresentação irei focalizar o papel fundamental que estes elementos desempenham na promoção de projetos empresariais bem-sucedidos nos mercados globais.
A competência cultural forma a base sobre a qual as empresas podem construir relações significativas com clientes, parceiros e funcionários de diferentes origens culturais. Ao reconhecer e respeitar as nuances culturais, as empresas podem navegar na diversidade cultural com sensibilidade e adaptabilidade, promovendo a confiança e a colaboração.
A comunicação intercultural serve de ponte que liga indivíduos de várias origens culturais, facilitando uma interação e compreensão eficazes. Estratégias como a escuta ativa, a empatia e a sensibilização para a comunicação não verbal são essenciais para ultrapassar as barreiras linguísticas e culturais, permitindo a colaboração e a negociação sem problemas.
Além disso, esta apresentação explora os benefícios tangíveis da incorporação da competência cultural e da comunicação intercultural nas estratégias empresariais. As empresas que dão prioridade a estes aspetos ganham uma vantagem competitiva ao promoverem ambientes de trabalho inclusivos, melhorando a satisfação dos clientes e expandindo o alcance do mercado.
Através de exemplos do mundo real e de conhecimentos práticos, os participantes obterão estratégias acionáveis para integrar a competência cultural e a comunicação intercultural nas suas práticas empresariais. Ao abraçar a diversidade e alavancar o poder da comunicação eficaz, as empresas podem desbloquear novas oportunidades de crescimento e sucesso no mercado global de hoje.
As Soluções de uma Equipa Comercial de Elite
Carlos Lopes
Numa equipa comercial, existe um conjunto de profissionais de elite que consistentemente atingem ou superam os seus objetivos e que são vistos como os líderes do futuro das organizações que representam. Ao longo da minha carreira, e na minha função atual, tive o privilégio de trabalhar com vários deles, e o que detetei é que todos adotam as mesmas soluções para ter sucesso, as quais são distintas das que os outros profissionais usam. Vamos descobri-las juntos!
Unleashing the Power of Data with Power BI (Sessão em Português)
Célia Talma Gonçalves
A tomada de decisão com base em dados é fundamental para que as organizações ganhem vantagem competitiva. A criação de dashboards dinâmicos e interativos que reflectem os indicadores de desempenho (KPI) e que respondam às necessidades prementes da organização está na ordem do dia das actuais organizações. O Power BI é uma ferramenta analítica e user-friendly que permite recolher dados de diferentes fontes, transformá-los (processo ETL) e explorá-los através de um conjunto de visualizações e dashboards interactivos e dinâmicos.
Do Básico ao Avançado: a jornada de um Sales Account Executive no mundo tech.
José Contreras
Bem-vindos à jornada de um Sales Account Executive no mundo tech, onde exploraremos as nuances e estratégias que impulsionam o sucesso desde os fundamentos até as abordagens avançadas. Nesta sessão, mergulharemos na arte da venda consultiva no cenário tecnológico, desvendando os segredos por trás do crescimento e da excelência profissional. Prepare-se para uma jornada de descoberta, aprendizagem e aperfeiçoamento, onde cada passo nos levará mais perto da mestria nas vendas no universo da tecnologia.
Maximizing Sales Through Employee Experience (Sessão em Português)
Marlene Silva
A importância da employee experience nas vendas é inegável. Quando os colaboradores se sentem valorizados e motivados, estão mais inclinados a oferecer um atendimento ao cliente excelente. Além disso, uma boa employee experience leva a um maior conhecimento dos produtos/serviços oferecidos, uma cultura organizacional positiva que impacta diretamente a interação com os clientes e uma maior retenção de talentos. Para além disso, colaboradores satisfeitos também são mais propensos a dar feedback construtivo e a contribuir com ideias inovadoras para melhorias nos produtos, serviços e processos de vendas.
Investir na employee experience é fundamental para criar uma equipa de vendas motivada, bem informada e comprometida, o que pode levar a um aumento nas vendas e na satisfação do cliente.
Uma questão de Honra - porque se criou o projecto “Ordem dos Vendedores”?
Paulo Silva de Pombal
A palavra vendedor tem má reputação em Portugal. Nós preferimos substituí-la por designações como Técnico de Vendas ou Consultor Comercial, entre outras mais elaboradas por vezes até em inglês, como por ex. Key Account Manager (comigo também acontece). Mas isso tem de mudar, as vendas e os profissionais que as conseguem são o motor da empresa, da economia, ninguém o contesta e ninguém poderá contestar também, que os profissionais das empresas que tem esta responsabilidade tem de ter preparação mental e profissional à TOP GUN e devem ser respeitados e devem dar-se ao respeito. Trata-se de uma questão de Honra. Nesta conversa pretende-se relembrar o valor e a importância do vendedor e o seu papel crucial e de dar a conhecer o projeto de criação da Ordem dos Vendedores.
Marketing + Vendas + Inovação
Sérgio Tavares
Trinómio dos negócios digitais, passo a passo da criação de negócio, promoção, vendas e inovação.
Importância das soluções de Logística e transporte no Comércio Internacional e nas cadeias de abastecimento
Sílvia Barbosa Eloi
Uma abordagem prática à importância da logística no Comércio Internacional e nas cadeias de abastecimento:
- A importância da Logística na participação de feiras & eventos como meio para a internacionalização das empresas. Principais aspetos a ter em consideração se a participação for dentro da União Europeia e fora da União Europeia. Breve abordagem aos regimes aduaneiros e CARNET-ATA
- Principais aspetos a ter em consideração no planeamento logístico de exportação. Tempos de trânsito, modalidades de transportes. A importância da escolha do incoterm correto na negociação de venda e a influência no controlo sobre a cadeia de abastecimento.
- Caso prático: Direct Store Delivery, entrega direta à loja nas cadeias de retalho de grande dimensão.